Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Pronunciamentos da Semana

Pronunciamentos da Semana

por Adriana — publicado 02/03/2019 20h23, última modificação 02/03/2019 20h23

Pronunciamentos da Sessão do dia 26-02-2019

 

 

 Alexon

Alexon Soares Cipriano (PROS)

 

Informou que no dia 08 de março de 2019 às 14 horas na Câmara Municipal de Cachoeiro, estará ocorrendo a solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, informou também que breve já estará funcionando o telefone 162 para que as mulheres, idosos e crianças possam estar fazendo as suas denúncias, sugestões e reclamações na Ouvidoria da Mulher nesta Casa. Disse ao ouvidor Rodrigo Sandi que a reestruturação física da Ouvidoria Racial já está sendo praticamente finalizada. E também disse: - “Todo serviço produzido nesta Casa é para o bem da população, e a população tem pressa, esta Casa tem pressa, nós somos a voz, os ouvidos e os olhos da população por onde quer que passamos”. Outra providência que a Casa está tomando, será a de trazer cursos para qualificação dos vereadores, assessores e servidores, para servirem melhor cada vez mais a população.

Disse que no dia 11 de março às 15 horas, estará na Câmara de Vargem Alta para tratar ali de assuntos referentes a chamada “Curva da Morte”, local onde vários acidentes já ocorreram e infelizmente frequentemente continuam acontecendo naquela região, e que providências devem ser tomadas pelo governo do estado por se tratar de rodovia estadual.

Fez um alerta e solicitou o apoio dos outros vereadores, para que providências urgentes sejam tomadas pela prefeitura com relação a iluminação pública da nossa cidade, porque a população não pode continuar a pagar por um serviço o qual está funcionando de forma precária, só no bairro Coramara tem mais ou menos trinta lâmpadas queimadas, imaginem em toda a cidade.

 

Alan 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

 

O vereador Alan falou sobre a importância do Projeto de Lei nº23/2019 da sua autoria que proíbe o atendimento a idosos, gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo e portadores de necessidades especiais no piso superior das agências bancárias no município de Cachoeiro de Itapemirim. Os bancos que não possuem elevador terão que se adequar a lei para atender aos clientes.

 

 Antônio Geraldo

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

 

Disse ser importante o eleitor acompanhar o trabalho do político que elegeu. E como as sessões agora estão sendo transmitidas por uma emissora de rádio, isto muito auxilia nesse acompanhamento.  Esclareceu que o vereador não faz obras, ele faz projetos leis, discute leis, fiscaliza. Informou que a retirada de entulhos e limpeza nos córregos já estão acontecendo nos bairros BNH de cima, BNH de baixo, Central Parque e também nos córregos que cortam o BNH com o bairro Coramara.  Disse que após o carnaval estará retornando com as atividades do gabinete itinerante para passar o dia e visitar as comunidades ouvindo as solicitações e as suas necessidades para que o Executivo seja cobrado.

 

Bras Zagotto 

Bras Zagotto (SD)

 

O vereador solicitou um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do senhor Ilton Fernandes Machado da Silva.

Informou que as solicitações que ele tem enviado a prefeitura para realização de obras referentes a área de iluminação pública não estão sendo atendidas.

Fará um pedido de informação direcionado ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) para que seja esclarecido o porquê da mudança nas placas dos veículos, quer sabre qual a real finalidade para essa troca do modelo das placas.

 

 Delande

Delandi Pereira Macedo (PSC)

 

Informou que o Projeto de Lei que foi aprovado no ano de 2015, e gerou a Lei 7314  que Institui a Comemoração do Dia dos Pais e o Dia das Mães nas Escolas Públicas Municipais não está sendo cumprido, e verificou junto as escolas o que está sendo feito para essa comemoração acontecer, e a resposta que obteve foi que o projeto não obrigava incluir na atividade letiva escolar a comemoração do dia dos pais e do dia das mães, por esse motivo está fazendo uma emenda modificativa a qual institui no calendário oficial e de atividade letiva escolar municipal de Cachoeiro de Itapemirim a semana de comemoração do dia dos pais e do dia das mães, pois é de grande importância essa comemoração para a valorização dos pais e das mães.

Agradeceu ao prefeito por ter atendido a solicitação que foi feita para que se prorrogasse o prazo do horário especial de trabalho dos agentes de combate as endemias e agentes de saúde de Cachoeiro, eles hoje trabalham das 7 horas  às 13 horas e o prazo desse horário especial foi prorrogado para finalizar no final do mês de abril devido ao clima muito quente.

 

Diogo 

Diogo Pereira Lube (PDT)

 

Diogo informou sobre um dos seus projetos de mandato “A Escola Vai à Câmara”,  o qual uma vez por mês alunos das escolas estarão presentes na sessão para relatarem sobre a sua realidade estudantil e sobre os projetos políticos que essa escola desenvolve, para isso solicitou que o Aluno Bruno da Silva,  utilizasse os seus minutos de direito do pequeno expediente para relatar uma experiência que este aluno participou em um projeto a nível estadual, que poderá ser implantado aqui na Escola do Legislativo. Bruno relatou que participou do projeto “Deputado Jovem” na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Sando em parceria com as escolas estaduais, no qual em 2017 foi eleito Deputado Mirim e pode participar por dois dias das atividades legislativas na Assembleia, onde ele e outros alunos eleitos apresentaram um Projeto de Lei, o qual mudou e esclareceu o seu pensamento sobre o funcionamento legislativo e o fez entender a importância de ser bem representado por parlamentares. Disse sentir-se realizado por ter feito parte desse projeto, também por estar exercendo a função de vice-presidente do grêmio estudantil o qual foi eleito em sua escola, da oportunidade de conhecer a Câmara Municipal de Cachoeiro e divulgar as atividades da escola Presidente Getúlio Vargas e a sua experiência. Diogo agradeceu a presença do Bruno, dos demais alunos e da professora Sheila que os incentivou e orientou a participarem do projeto. Disse que o seu mandato é um “mandato que Cachoeiro comece a abrir os olhos para a política a partir da juventude” 

No grande expediente o vereador informou a população que todas as suas indicações irão ser transformadas em pedidos de informação, pois ele necessita de um retorno do Executivo referente as obras que são solicitas para a população. Mais uma vez disse que a Prefeitura passa informações e cronogramas de obras a TV Gazeta e deixa a desejar para os vereadores. Disse que os vereadores estão nesta Casa para representarem a população de forma fiscalizadora e proponente de leis, estão aqui para lutar contra privilégios e também para lutar por direitos, para fazer valer os deveres de todos.

 

 Fassarella

Edison Valentim Fassarela (PV)

 

Informou que esteve com secretários da prefeitura em reunião com a associação de moradores no bairro São Geraldo, agradeceu a participação da comunidade dali que sempre é bem participativa, e lá ocorreram várias solicitações, o reforço da ronda escolar, faixa  de pedestre próxima a APAE na rua João Sasso, Academia Espaço Viva, recuperação da calçada de acesso a APAE, e uma praça de brinquedos porque o bairro não tem praça, construção de uma pequena capela mortuária, reforma da Escola Geni Guardia, reforma da quadra poliesportiva entre outras que já foram enviadas indicações ao Executivo para que se providenciem os serviços.

 

 Elio

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

 

Ficou feliz por ter jovens estudantes da EEEFM Presidente Getúlio Vargas presentes na sessão da Casa interessados com as questões políticas do município.  Informou que o Projeto de Lei  nº 91/18  que dispõe sobre o alinhamento e a retirada de fios em desuso e desordenados existentes em postes de energia elétrica, que foi votado e aprovado na casa em dezembro de 2018 o qual estava na prefeitura para ser sancionado e não foi, voltou para ser promulgado pelo presidente deste legislativo. E que a vereadora Creuza Paixão (PMN) da Serra, solicitou a cópia do projeto para ser também implantado naquele município. O Presidente Alexon, informou que a lei deste projeto já foi assinada e foi enviada para ser publicada.

Informou que esteve em nossa cidade essa semana, o secretário de justiça Luiz Carlos Carvalho Cruz para tratar da ressocialização e o método APAC- Associação de Assistência e Proteção aos Condenados, aplicado em nossa cidade Cachoeiro de Itapemirim.

Informou que hoje tem em Cachoeiro a APAC Feminina da qual faz parte exercendo a função de diretor de patrimônio, este método de recuperação para pessoas que estão condenadas, nasceu no interior de São Paulo em 1972, sob a liderança do DR. Mário Ottoboni e expandiu-se para Minas Gerais e pelo mundo, o Espírito Santo está aderindo a esse método de recuperação preparando os apenados  para retornarem à sociedade aptos para a vida social, o APAC tem inúmeros resultados positivos e a frase  que marca o projeto é “do amor ninguém foge”

 

Higner 

Higner Mansur (PSB)

 

O vereador parabenizou os alunos da escola Presidente Getúlio Vargas por estarem presentes na sessão e incentivou que continuem investindo em sua carreira estudantil e de terem preocupação com as atividades políticas.  Deixou também um pensamento para todos no plenário do Cardeal Mazarino “ Se a tua bílis se alterar por alguma ofensa alheia, não dê sinal algum com palavras ou gestos, mas compartilha que não te ofendestes de modo algum, e depois espera por melhor ocasião”.

Fez uma reclamação sobre a falta da transparência e da demora do Poder Executivo Municipal em responder aos pedidos de informação, pois fez um pedido que foi protocolado aqui na Casa em 12 de março de 2018, o mesmo chegou na prefeitura em 20 de março de 2018 e a resposta só chegou aqui na Casa no dia 25 de fevereiro, onze meses depois.

 

 

 Renata

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

 

Agradeceu a casa por ter aprovado o voto de congratulação que ela enviou ao estudante Allan Gonçalves Henriques, por ter passado em cinco vestibulares de medicina, ele estava na sessão para agradecer a congratulação recebida.

Fez uma reclamação sobre o sistema de busca de informações do portal da transparência do município, pois quanto cidadã quando utiliza o portal não está recebendo o retorno das suas pesquisas por falta de dados.

Informou e convidou a todos para a Solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher que vai acontecer na Câmara dia 08 de março às 14 horas com o Tema “ A Importância da Mulher no Desenvolvimento Social” e agradeceu ao Presidente Alexon Cipriano o “presente” que recebeu como ouvidora e que todas as mulheres de Cachoeiro receberam que foi a linha 162 que vai atender a demanda da Ouvidoria da Mulher nesta Casa.

 

 Rodrigo

Rodrigo Sandi (PODE)

 

Parabenizou a iniciativa do vereador Wallace Marvila pelo encaminhamento do projeto “Ruas de Lazer” à prefeitura, por se tratar realmente de um projeto o qual contemplara toda a população de Cachoeiro. Parabenizou também o subsecretário da SENSUR, João Machado (Joãozinho) e verificou de perto a vontade desse servidor em atender as solicitações dos vereadores de Cachoeiro, muito atencioso e ágil em seu trabalho, e disse: - “Atendendo as nossas solicitações atende aos cachoeirenses que tanto necessitam”.

 

 Sílvio

Sílvio Coelho Neto (PRP)

 

Informou que encaminhou voto de pesar a família do senhor Ilton Fernandes Machado da Silva pelo seu triste falecimento. Esteve em reunião com Conselho Tarifário na Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (AGERSA), e disse estar empenhando-se  para que o valor da passagem do distrito de Conduru e adjacências  se iguale ao valor da tarifa que é aplicada em outros distritos de Cachoeiro,  R$ 3,40, porque os moradores de Conduru tem sofrido bastante com  tarifa que hoje é mais alta, e estão perdendo até oportunidades de emprego, pois quando o empresário empregador verifica no currículo que o candidato a vaga, mora em Conduru logo descarta a possibilidade de empregá-lo por conta da tarifa da passagem ser mais alta para essa localidade.  Deixou registrado e convidou a todos, para que no dia 21 de março de 2019 estejam no salão da igreja católica no distrito de Conduru em reunião com a AGERSA, SEMDURB, Conselho Tarifário, FAMOPOCI e comunidade de Conduru para tratar desse assunto.

Informou que no dia 22 de maio de 2019 iniciará a festa no distrito de Conduru, que contará com apresentação das Bandas Casaca e Comichão, na quarta-feira será a festa religiosa e o restante da festa acontecerá na sexta, sábado e domingo, convidou a todos os vereadores e a população para participarem desse importante evento.

 

 

Walace

Wallace Marvila Fernandes (PP)

 

Disse que fez um pedido de informação ao Orgão de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), referente aos constantes aumentos de combustível que tem ocorrido em nossa cidade, e encaminhará a pesquisa que tem feito sobre esse assunto e a resposta do PROCON para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) elucidar o porquê dessa grande alternância nos valores de combustível praticados em Cachoeiro.

Agradeceu a reforma que foi por ele solicitada a Secretaria de Esporte e Lazer e foi realizada no ginásio de esporte do bairro Aquidaban, agradeceu também ao senhor Cristiano do Mundo das Tintas que doou material para que o ginásio do Auto Amarelo também pudesse ser reformado, a reforma lá já está sendo realizada também. Agradeceu ao Fabrício que assumiu a Associação de moradores do bairro Auto Amarelo e vem realizando ali um importante trabalho de mobilização para melhorias naquele bairro. Disse que esteve essa semana em reunião com secretários e que foi liberada uma verba através de uma emenda do ex senador Magno Malta para que seja realizada a reforma do ginásio de esportes do bairro Nova Brasília, e ainda para o  mesmo bairro o projeto de drenagem já está concluído e em breve acontecerá licitação para que possa ser iniciada essa grande obra ali. Encaminhou para o prefeito e para a secretaria de esportes o projeto intitulado “Ruas de Lazer” para que possa novamente funcionar em Cachoeiro, neste projeto no dia de domingo uma rua do bairro será fechada e a secretaria de esporte estará levando várias atividades para aquele local e assim a população poderá estar participando de um domingo de lazer.