Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Projeto do Hospital do Câncer é apresentado à Câmara

Projeto do Hospital do Câncer é apresentado à Câmara

por Celia — publicado 21/11/2019 18h40, última modificação 21/11/2019 18h45

Representantes do Hospital Evangélico (Heci) estiveram na Câmara nesta quinta-feira (21) para apresentar oficialmente aos vereadores o projeto de ampliação de sua unidade de atendimento oncológico, o Hospital do Câncer. A reunião foi promovida pela Comissão de Saúde da Câmara, composta pelos vereadores Delandi Macedo (presidente), Edison Fassarela (relator) e Silvinho Coelho (membro).

Além dos vereadores, estiveram presentes o presidente do Heci, Eliseu Crisóstomo de Vargas, os médicos José Zago Pulido e Bruno Resende, o superintendente regional de saúde José Maria Justo, a secretária municipal de saúde Luciara Botelho e o gerente de relações institucionais do Heci, Jathir Moreira, que fez a apresentação do projeto. Empresários, o deputado federal Evair de Melo e outras autoridades também acompanharam o encontro.

“A Câmara está acompanhando de perto todas as movimentações para a implantação do Hospital do Câncer, pois esperamos que o projeto venha a ser concretizado e o paciente do sul do estado tenha um atendimento ainda melhor do que já recebe hoje no Heci”, disse Delandi.

Nova unidade

Segundo Jathir, o Hospital do Câncer terá 24.264 m2 de área construída, com área para estacionamento de 435 carros e 107 motocicletas. A unidade terá 120 leitos, 15 consultórios, 20 vagas de UTI, 20 vagas de semi-intensivo e 25 de quimioterapia. Serão criadas 600 novas vagas de emprego e o atendimento aos pacientes será feito exclusivamente pelo SUS.

O valor estimado da obra é de R$ 70 milhões, sendo que R$ 25 milhões já foram garantidos pela bancada parlamentar capixaba em Brasília. Deste valor, espera-se que R$ 19 milhões sejam liberados ainda este ano. Enquanto isso, a equipe dá andamento a outras providências: o projeto arquitetônico já foi aprovado pelo Conselho do Plano Diretor Municipal (CPDM), e agora encontra-se sendo avaliado por outras instâncias municipais e estaduais.

O oncologista José Pulido lembrou que hoje, no Heci, todos os dias há “solicitação de vagas na Oncologia, liberação de vagas e falta de vagas”, e, com o Hospital do Câncer,  o número de procedimentos terá um aumento expressivo. No ano passado, a Oncologia do Heci realizou cerca de 90 mil procedimentos, a maioria pela SUS, sendo que a unidade possui hoje apenas 31 leitos. Em 2019, foram realizadas 870 cirurgias oncológicas.

Para o presidente do Heci, Eliseu Resende, o projeto de construção do Hospital do Câncer é um grande desafio e a concretização somente é possível com parcerias com o poder público, empresas e sociedade organizada. “Já estamos hoje em um ponto que é o resultado de uma longa caminhada. Estamos mobilizados e muito confiantes”, afirmou.