Projeto cria comenda para incentivar e homenagear capoeira
O representante da comunidade de capoeiristas de Cachoeiro Gutemberg Evangelista Guedes compareceu à sessão desta terça-feira (10) para pedir aos vereadores a aprovação do Projeto de Lei 067/2021, de Allan Ferreira (PODE), que cria a Comenda Mestre João Tobogã, destinada a homenagear os mestres e alunos que contribuem com atos e ações de relevância social para a prática, disseminação e aprendizado da capoeira no município.
Gutemberg fez um breve relato sobre a história da capoeira no Espírito Santo e destacou a importância de Mestre João Tobogã, que, segundo ele, foi um dos precursores da atividade em Cachoeiro, tendo sido um dos criadores do Projeto Filhos da Princesa do Sul, juntamento com o saudoso Professor José Paineiras. “Aprovar essa comenda é homenagear todo o contexto histórico da capoeira em nosso estado”, defendeu.
Já o autor do projeto, vereador Allan, lembrou que a Câmara sempre apoiou a capoeira, por acreditar na sua importância como ferramenta de inclusão social. “A Comenda é o reconhecimento da importância dos governos firmarem compromissos conjuntos para assegurar, através de atividades culturais, os direitos das crianças e adolescentes”, afirmou. A matéria ainda não tem data definida para votação.
Na foto: o autor do projeto, Allan Ferreira: o presidente da Câmara, Brás Zagotto; o capoeirista Gutemberg Evangelista; e o vereador e capoeirista Mestre Gelinho.