Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Presidente do Conselho Municipal da Mulher pede Delegacia funcionando dia e noite

por Camila Reis publicado 08/03/2022 15h30, última modificação 08/03/2022 15h30

Dando continuidade à programação da Ouvidoria da Mulher “Leonilda Gava Barros”, nesta terça, 08, durante a sessão ordinária, aconteceu a abertura oficial da Semana da Mulher 2022, com fala representativa da presidente do Conselho Municipal da Mulher Marilene Depes.

A empresária é conhecida pela sua dedicação a serviço dos Conselhos Municipais do Idoso e da Mulher. Em sua fala, elencou as conquistas desse trabalho coletivo e agradeceu à Câmara pelo espaço sempre disponibilizado na para trazer as demandas e por manter a Ouvidoria da Mulher funcionando, mesmo que esta legislatura seja composta apenas por homens. “No dia de hoje, quero que saia da Câmara um pedido, a quem de direito, para que a Delegacia da Mulher fiquei aberta dia e noite, sábado domingo e feriado, porque são os horários em que as mulheres mais são agredidas”. Brás Zagotto (PV), presidente da Câmara, garantiu que a indicação e devidos encaminhamentos serão feitos o mais breve possível.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Márcia Bezerra também subiu à tribuna e reforçou o pedido de Marilene pela abertura 24h da DEAM, relatando caso de mulher vítima de violência atendida no PA Paulo Pereira Gomes, encaminhada pela guarda municipal, na segunda-feira de carnaval. “Precisamos dos homens que estão no poder para que eles nos ajudem fortalecendo a nossa política de direito! Se as mulheres entendessem que precisam de representatividade nos poderes, deveríamos ter aqui (na Câmara) pelo menos duas mulheres. Falta união!”, ressaltou.

Falando em nome das servidoras da Casa, a assessora parlamentar Elizabete Fiorese parabenizou as demais pelo trabalho e pelas falas. “Vamos ser empoderadas nos respeitando! A mulher precisa se valorizar!”

Para fechar o momento, Paulinho Careca (PSB) explicou o significado histórico do laço lilás distribuído aos presentes e parabenizou a todas as mulheres pela data. “Neste Dia Internacional da Mulher, nós agradecemos e admiramos as mulheres de todo o município e todo o mundo. Celebramos suas contribuições, ideias, inovações e ativismo que estão mudando a sociedade para melhor. Demonstramos gratidão por sua liderança em todos os caminhos da vida”.

A programação continua

09/03 (quarta-feira)

12h - Plenário “Elias Moysés”:

- Palestra com o tema “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. O QUE SABEMOS? O QUE FAZEMOS? UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA”, proferida pela coordenadora-executiva de Políticas das Mulheres e Direitos Humanos, Dra. Fayda Belo, com transmissão ao vivo pelo You Tube e Redes Sociais;

- Lançamento da Campanha “CORTE SOLIDÁRIO” (corte de cabelos longos, no Salão do Ed Cabeleireiro, para doação à Casa de Apoio ao Câncer, para confecção de perucas) – aberta aos munícipes;

- Momento Beleza “+50” para as Servidoras da Casa com idade acima de 50 anos (ações de beleza e sorteios de brindes).

10/03 (quinta-feira)

12h - Plenário “Elias Moysés”:

- Palestra com o tema “MULHER EMPREENDEDORA É MULHER EMPODERADA, proferida pela empreendedora Paula Garruth, com transmissão ao vivo pelo You Tube e Redes Sociais.

- Momento Beleza “TODAS ELAS” para as Servidoras da Casa (ações de beleza e sorteios de brindes).

11/03 (sexta-feira)

12h – Saguão “Ilo Coelho”:

- MÚSICA PARA ELAS (shows de voz e violão com cantores da Casa e Parceiros + sorteios);

14h - Plenário “Elias Moysés”:

- Palestra alusiva ao Dia Estadual da Poetisa Capixaba com o tema “MARIA ANTONIETA TATAGIBA - PRIMEIRA POETISA CAPIXABA EDITADA”, proferida pelo presidente da “Academia de Arte-História-Letras Maria Antonieta Tatagiba”, Dr. Pedro Antônio de Souza, com transmissão ao vivo pelo You Tube e Redes Sociais;

15h - Plenário “Elias Moysés”:

- Entrega de Homenagens Especiais a poetisas cachoeirenses;

- Coquetel de encerramento.

Márcia BezerraMulheres CMCImulheresPaulinho Careca