Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Prefeito presta contas e é sabatinado pela Câmara

Prefeito presta contas e é sabatinado pela Câmara

por Janemar — publicado 25/04/2018 17h28, última modificação 25/04/2018 17h28

O prefeito Victor Coelho (PSB) esteve na Câmara de Cachoeiro nesta terça-feira (24), para prestar contas relativas ao exercício de 2017, conforme exige o artigo 69, inciso X, da Lei Orgânica Municipal. “Foi um ano desafiador, em que foram priorizados ajustes na máquina e na estrutura do município”, afirmou. Além da prestação de contas, o prefeito, sabatinado pelos vereadores, apresentou pontos do planejamento de 2018 e falou sobre problemas enfrentados em sua administração. Veja os questionamentos realizados pelos vereadores:

 

Alexandre Andreza Macedo (DEM)

 

Vivemos ainda sob ameaça de crise hídrica. Penso ser necessária a construção de barragens intercaladas para fazer enfrentamento a seca.

 

Resposta: O governo do estado é quem decidiu a localização das barragens a serem construídas, que leva em contra critérios como a quantidade de moradores. Mas temos estudos para fazer duas barragens com recursos próprios, uma na comunidade de Banca de Areia e outra em Santa Fé.

 

Alexandre Bastos Rodrigues(PSB)

 

Sobre o transporte público da cidade, muitas pessoas questionam o monopólio da empresa e os atrasos nos pagamentos dos salários dos funcionários. A AGERSA já está fazendo estudos a respeito destas questões?

 

Resposta: A população quer que o serviço bem prestado e a preço justo, mas por outro lado, desconhece as dificuldades do setor. Estudos já foram feitos na busca do melhor modelo de transporte para a cidade, que tem uma topografia difícil. A AGERSA tem buscado melhorias para o transporte publico e está sendo municiada com informações sobre o assunto. Quanto a questão financeira, a empresa é quem deve se manifestar.

 

 

Alexandre Valdo Maitan (PDT)

 

Durante as sessões temos ouvido reclamações dos vereadores de que as secretarias não estão respondendo a pedido de informações no prazo de 30 dias estipulado pelo Regimento Interno da Casa. Segundo a lei, o prefeito pode ser processado por este motivo.

 

Resposta: Agradeço sua preocupação, mas estou sempre a disposição para responder as perguntas dos vereadores, se não conseguirem falar com os secretários.

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

 

Tínhamos um convênio médico para os servidores da cidade com os hospitais públicos da cidade a custo baixo para o município, que terminou antes desta administração. O assunto está em estudo na prefeitura?

 

 

Resposta: Poucos servidores o utilizavam, mas segundo nossa procuradoria o convênio era ilegal. Não renovaremos o contrato sem um estudo profundo sobre o que seria melhor para os servidores, dentro da legalidade.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

O estacionamento rotativo tem alguma data prevista para voltar a funcionar?

 

Resposta:O Tribunal de contas pediu a paralisação do certame. Provavelmente faremos um novo processo licitatório.

 

 

Antonio Geraldo de Almeida Costa (PP)

 

O que se pensa em fazer no Restaurante Popular? E quanto à reforma do PA “Paulo Pereira” e os plantões odontológicos?

 

 

Resposta: O restaurante é um elefante branco que a cidade herdou, e desconheço algum que funcione a contento em qualquer cidade brasileira, pois é difícil o custeio. Estamos procurando maneiras dentro da legalidade de se prover outros usos para o espaço. O Paulo Perreira, em breve terá as obras retomadas.

 

 

Bras Zagotto (SD)

 

O desemprego e o fechamento de várias empresas na cidade, também gerou problemas de caixa para a Flecha Branca, devido a redução dos passes.

 

Resposta: A crise econômica atingiu o país inteiro, mas empresas não fecham da noite para o dia. E temos novos empreendimentos chegando na cidade.

 

Dario Silveira Filho (PSDB)

Sobre o novo plano de cargos e salários, as categorias serão ouvidas? Terá retirada de direitos?

Resposta: Direitos garantidos não serão tirados. Corrigiremos as tabelas salariais, mas precisamos nos ater ao limite de gastos da prefeitura com pessoal.

 

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

 

Quando as câmeras de segurança serão instaladas? Quanto ao trânsito, o que esperar? Há possibilidade de intervenção do estado junto com a prefeitura nas proximidades do IBC e Perim Center para prevenir acidentes?

 

Resposta:Em breve as câmeras serão instaladas. Não temos permissão para fazer intervenções nas áreas citadas sem consultarmos o DER e DNIT, mas temos estudos no sentido de melhorar o trânsito na cidade.

 

 

 

 

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

 

Existem projetos em Cachoeiro voltados voltados aos microempreendedores, como incentivos fiscais ?

Resposta: Criamos secretaria voltada para microempreendedores, pois eles geram recursos imediatos ao município , além de renda e empregos, até mais que grandes empreendimentos.

 

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

 

Vários processos de licitações da prefeitura tem dado errado, isso me preocupa, pois atrasa a compra de bens e serviços importantes.

 

Resposta: Estamos tomando as medidas necessárias, como cursos de capacitação para os servidores.

 

Higner Mansur (PSB)

 

Concordo com o vereador Maitan sobre as respostas que chegam da prefeitura. Gostaria de saber sobe os grêmios estudantis, a destinação do Bernadino Monteiro e o que foi feito na viagem a China.

 

 

Resposta: Sobre as respostas aos vereadores, será assunto de reunião com os secretários. Os grêmios estudantis, já temos três na cidade . Sobre o Bernardino Monteiro, precisamos de um novo espaço para funcionar a prefeitura, e também a necessidade de concentrar as secretarias, que funcionam em sua maioria em imóveis alugados. . Estamos em processo para a chamada pública para encontrar o local, o que seria uma solução temporária, pois temos projeto de se fazer um centro administrativo no CMU, que tem a área necessária. Sobre a visita a China, utilizamos o facebook e site da prefeitura para fazer a divulgação.

 

 

 

Paulo Sergio de Almeida (PRP)

Tenho acompanhado as ações do governo do estado, que tem destinado recursos a várias cidades do sul do estado. Cachoeiro tem recebido recursos ?

 

Resposta: Meu partido é Cachoeiro de Itapemirim. O governo do estado tem nos respondido na medida do possível para ele.

 

Renata Sabra Baião Fiorio Nascimento (PSD)

 

Tenho preocupação com o desenvolvimento urbano, na questão do PDM e licenciamentos

 

Resposta: Entendemos que o trabalho da revisaõ do PDM será muito extenso e contratamos uma empresa para atuar nele com a supervisão da SEMDURB. Queremos entregar um trabalho melhor para Cachoeiro, que contemple soluções a longo prazo.

 

 

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

Os vereadores são muito cobrados no interior. Deixo meu pedido para que se olhe por essas comunidades, principalmente na questão das estradas

 

 

Resposta: Temos cerca de 776 km de estradas rurais e maquinário deficiente, situação que deve melhorar quando conseguirmos fazer o contrato de locação de máquinas pesadas.

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

 

O Domingo na Praça, que era realizado na Beira Rio, tem como voltar para o mesmo local? O Hospital Infantil tem capacidade para atender a demanda criada com o convênio com a Prefeitura?

 

Resposta: Sobre o Domingo na Praça, recebíamos reclamações por causa do trânsito e liberamos a via. Os atendimentos no Infantil aumentaram 47 % e estamos investigando as razões