Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Prefeito presta contas de 2020, "um ano desafiador"

Prefeito presta contas de 2020, "um ano desafiador"

por Celia — publicado 09/04/2021 16h30, última modificação 09/04/2021 16h36

Em sessão extraordinária nesta sexta-feira (09), a Câmara de Cachoeiro recebeu o prefeito Victor Coelho (PSB), para prestação de contas sobre sua atuação frente ao Poder Executivo em 2020, conforme previsto no artigo 69, inciso X e outros, da Lei Orgânica Municipal. "A prestação de contas é uma oportunidade para que o prefeito faça uma avaliação sobre o trabalho realizado no ano anterior, aquilo que foi positivo e as dificuldades que encontrou. E, principalmente, para que possamos conhecer o planejamento do ano corrente, com todas as reais possibilidades de investimento", afirma o presidente da Câmara, Brás Zagotto (PV).

Agradeço a Deus por estarmos todos aqui, vivos e com saúde, prestando contas de um ano tão desafiador, como foi 2020. A pandemia tem proporcionado momentos muito difíceis para todos nós, mas ainda assim conseguimos realizar muitas ações que merecem destaque”, disse o prefeito, no início de sua fala, pouco antes de lamentar o falecimento do ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Juarez Tavares Matta, e também do pai do secretário municipal de saúde Márcio Guedes. Tudo o que está acontecendo tem me trazido a oportunidade de repensar algumas coisas, olhar a gestão de forma diferente, e pensar no próximo de forma diferente, buscando soluções, em vez de fomentar mais problemas”, afirmou.

A prestação de contas foi ilustrada por uma painel com 194 slides, contendo informações sobre todas as áreas da gestão. Com agilidade, o prefeito relacionou as obras, reformas e serviços oferecidos em todo o município. Chamaram atenção as ações relacionadas ao combate ao coronavírus e às necessidades decorrentes da pandemia, como a distribuição de mais de 45 mil kits alimentação para alunos da rede municipal; distribuição de 5.964 cestas de alimentos (mais de 107 toneladas de alimentos) às famílias em situação de vulnerabilidade econômica atendidas pelo CRAS; repasse de R$ 1 milhão de reais ao setor cultural, pela Lei Aldir Blanc; 26.566.854 registros de atendimentos e abastecimento de medicamentos e insumos nas Unidades Básicas de Saúde e, na assistência farmacêutica, 87.473 atendimentos e dispensação de 5.920.775 medicamentos à população.

Em 2020, enfrentamos graves desafios: maior enchente do rio Itapemirim; pandemia da Covid-19 e retração da economia. Como Cachoeiro já estava em processo de modernização, foi possível definir estratégias eficientes, para minimizar os impactos negativos e traçar diversas medidas de enfrentamento. Dessa forma, coerente com nossas propostas e com as adequações necessárias, desenvolvemos ações para garantir uma Cachoeiro mais humana, empreendedora e moderna”, concluiu o prefeito.

Após sua apresentação, os vereadores deram início à sabatina do prefeito sobre a gestão em 2020 e o planejamento para 2021.