Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Prefeito presta contas à Câmara nesta quarta-feira,01

Prefeito presta contas à Câmara nesta quarta-feira,01

por Celia — publicado 30/06/2020 15h00, última modificação 30/06/2020 15h09

 

Prefeito presta contas à Câmara nesta quarta-feira,01

 

Nesta quarta-feira (01/07), às 14h00, a Câmara de Cachoeiro receberá o prefeito Victor Coelho para a prestação de contas do exercício anterior, exigida pela Lei Orgânica. A prestação de contas ocorrerá com o prefeito presente no plenário, junto ao presidente Alexon Soares Cipriano (Republicanos) e o Primeiro Secretário Carlinhos Miranda (PSB), enquanto os demais vereadores permanecerão em seus gabinetes, fazendo suas intervenções por videoconferência.

A obrigação de prestar contas ao Legislativo está prevista no inciso X do artigo 69 da Lei Orgânica, onde se afirma que o prefeito deve “prestar, anualmente, à Câmara Municipal, dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa, as contas referentes ao exercício anterior”.

Este ano, no entanto, a pandemia alterou o formato e os prazos do trabalho legislativo da Câmara, que, inclusive, passou a realizar sessões eletrônicas, para garantir o distanciamento entre os vereadores. O prefeito tentou fazer a prestação de contas por meio de documento escrito, mas o presidente considerou a iniciativa insuficiente.

Segundo Alexon, a presença do prefeito é necessária para que os vereadores possam pedir esclarecimentos, na tradicional sabatina que complementa a prestação de contas. “Os vereadores aproveitam a ocasião para apresentar suas críticas e propostas à administração municipal. E neste ano especialmente difícil, em que todos estamos apreensivos com a situação do município, a interação com o prefeito será fundamental”, diz o presidente Alexon Cipriano.