Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Portadores de fibromialgia terão atendimento preferencial

Portadores de fibromialgia terão atendimento preferencial

por Célia Ferreira publicado 18/08/2022 10h37, última modificação 18/08/2022 10h37

 

 

A Câmara de Cachoeiro aprovou, nesta terça-feira (16), projeto de lei que obriga os órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas localizados no município de Cachoeiro de Itapemirim a disponibilizar, durante todo o horário de expediente, atendimento preferencial às pessoas portadoras de fibromialgia.

 

O projeto é de autoria do vereador Vandinho da Padaria (PSDB) e determina também que o símbolo mundial da fibromialgia deve ser aplicado, conforme a norma dos “símbolos internacionais de acesso”, no mesmo parâmetro adotado para outras deficiências, nas placas ou avisos de atendimento preferencial.

 

Segundo o vereador, embora não seja considerada uma doença grave, a fibromialgia é uma condição dolorosa, generalizada e crônica, que engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono, entre outras. “Entendo que dar prioridade no atendimento aos portadores de fibromialgia nas filas é uma forma de contribuir evitar que essas pessoas venham a sentir estes sintomas tão desgastantes e dolorosos”, diz Vandinho.