Palestra na Câmara traz esclarecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim recebeu, na manhã desta quarta-feira (17), uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Organizada pela Escola do Legislativo e com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), o evento faz parte das programações do Abril Azul, mês destinado à conscientização do transtorno.
Os objetivos foram: esclarecer, conscientizar e contribuir para o entendimento do TEA; combater o preconceito e a discriminação; promover inclusão e acolhimento e estimular a busca por diagnóstico e a aceitação do transtorno pelo indivíduo e pelos que com ele convivem.
A palestra foi ministrada pelo professor Rodolfo Blunck, profissional de educação física e Coordenador de Educação Especial no Município de Cachoeiro de Itapemirim. Rodolfo explicou que ainda existe muita desinformação, e que quanto mais se entender sobre o TEA, maior será a compreensão com as pessoas que têm o diagnóstico.
“A sociedade precisa conhecer e acolher melhor esse grupo de indivíduos que têm um pensamento diferente, um jeito diferente de se portar. É muito importante que os autistas sejam incluídos em nosso convívio diário.”.
“Hoje ouvimos falar sobre autismo em todo lugar, mas muitas pessoas ainda não sabem o que é ou como lidar com os autistas. Aqui na Câmara, por exemplo, estamos tendo uma excelente oportunidade de aprendizado porque temos, pela primeira vez, um estagiário com esta condição. A informação é necessária para a aceitação, inclusão e apoio mútuo”, frisou Walace Marvila, gerente da Escola do Legislativo.