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Palestra na Câmara de Cachoeiro reforça o papel da Ouvidoria na gestão pública

por Pammela Volpato publicado 13/03/2025 12h50, última modificação 13/03/2025 12h48

Em alusão ao Dia do Ouvidor Municipal, a Ouvidoria Legislativa da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim realizou, nesta quinta-feira (13), uma palestra com o tema “Ouvidoria: a ponte entre o cidadão e a gestão pública”. O evento contou com a participação da professora Kedyma Marques, especialista em gestão de pessoas com ênfase em liderança organizacional. Também participaram os vereadores Delandi Macedo (PSDB), Ouvidor da Mulher; Thiago Neves (PSB), Ouvidor Legislativo, e Sandro Irmão (PDT).

Durante a palestra, Kedyma abordou a relevância da Ouvidoria como um canal essencial de comunicação entre a população e a administração pública. Segundo a especialista, a Ouvidoria desempenha um papel fundamental na escuta ativa das demandas da sociedade, garantindo mais transparência, eficiência e participação cidadã nos processos administrativos.

A Ouvidoria não é apenas um espaço para reclamações, mas um mecanismo que fortalece a democracia, permite a resolução de conflitos e contribui para a melhoria contínua dos serviços públicos. Quanto mais acessível e eficiente for esse canal, maior será a confiança do cidadão na gestão pública”, destacou a palestrante.

Além disso, aprofundamos um pouco dos bastidores, o que uma equipe precisa entregar para que os serviços cheguem com mais qualidade à população. Como usar o canal da ouvidoria para aproximar os cidadãos da gestão pública e conectar pessoas, que é o mais importante”, concluiu Kedyma. 

A iniciativa reforça o compromisso da Câmara com a transparência e a valorização dos mecanismos de participação popular. O ouvidor legislativo de Cachoeiro, vereador Thiago Neves (PSB) ressaltou que a palestra integra um conjunto de ações para ampliar a visibilidade do setor e incentivar a população a utilizar o canal para encaminhar suas sugestões, denúncias e elogios. “Nosso objetivo é tornar a Ouvidoria cada vez mais presente no dia a dia da população, facilitando o diálogo e aprimorando os serviços prestados”, afirmou.

 Além da Ouvidoria Legislativa, a Câmara de Cachoeiro conta ainda com as Ouvidorias da Mulher e Racial. Todas estão disponíveis para atendimento presencial, por telefone e também por meio do site oficial da Casa (www.cachoeirodeitapemirim.es.leg.br), garantindo diferentes formas de acesso para a população exercer sua cidadania de forma ativa e participativa.

Serviço:

Ouvidoria Legislativa: (28) 3526-5684 / @ouvidorialegislativa

Ouvidoria da Igualdade Racial: (28) 3526-5685 / @ouvidoriadaigualdaderacial

Ouvidoria da Mulher: (28) 3526-5639 / @ouvidoriadamulhercmci