Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Palestra da Campanha Laço Branco aborda o papel dos homens no enfrentamento à violência contra as mulheres

por Camila Reis publicado 07/12/2022 19h10, última modificação 08/12/2022 16h58

Com o tema “Homens: vamos colocar um fim na violência contra as mulheres?”, o juiz de Direito da Vara da Violência Doméstica Dr. Miguel Maira Ruggieri Balazs proferiu a palestra que  marcou o Dia Municipal de Mobilização dos Homens pela Violência Contra as Mulheres na Câmara de Cachoeiro, instituído para 6 de dezembro. Promovido pela Ouvidoria da Mulher "Leonilda Gava Barros” nesta quarta, 07, o evento também contou com a participação dos grupos Coletivo Viva de Dança e Feminino Plural Cachoeiro, com os bailarinos Isabela Ferreira e Deivison Oliveira apresentando a Coreografia Laços Brancos, e assinatura coletiva do Projeto de Lei que institui a Campanha Laço Branco no município.

“Durante os eventos promovidos pela Ouvidoria da Mulher, percebemos que o público era quase cem por cento feminino e pensamos: por que não mudar esse costume? Afinal, na maioria dos casos, são os homens que praticam a violência. Diante disto, encaminhamos um manifesto à todas as Câmaras Municipais do estado para nos unirmos nesta causa. Para mim é uma honra muito grande que Cachoeiro seja a primeira no estado a ter essa legislação. Sinto que estamos decolando, iniciando esta jornada e, em breve, estaremos registrando bons resultados desta campanha”, enfatizou o vereador Paulinho Careca (PSB), ouvidor da mulher na Câmara.

O palestrante apresentou os números alarmantes da violência contra a mulher no Brasil. Dados do IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, de 2019, registraram que, a cada dois minutos ocorreu uma agressão física contra a mulher. Naquele ano, foram 266.310 casos de lesões corporais dolosas em decorrência de violência doméstica, sem mencionar outros delitos como os crimes sexuais: foi um estupro a cada oito minutos. “Nós tivemos 66.123 vítimas de estupro no ano de 2019. Quase 60% dessas vítimas tinham menos de 13 anos e quase 90% eram do sexo feminino. Tivemos também 1326 vítimas de feminicídio, com um crescimento de 7% em relação aos anos anteriores. O que é um problema, porque vemos que a violência está aumentando”, explicou. Dentre as vítimas de feminicídio, quase 70 % eram negras e 60% tinham entre 20 e 40 anos. 90% dessas mulheres foram mortas pelo companheiro ou ex-companheiro.

Infelizmente, depois daquele ano, a pandemia agravou o problema da violência doméstica. “Dados do Datafolha, publicados pelo G1, dizem que uma a cada quatro mulheres foi vítima de algum tipo de violência durante a pandemia no Brasil. Mais problemas, mais agressividade dentro de casa, devido ao isolamento. Tivemos também um aumento de outros tipos de agressor além dos companheiros durante a pandemia: pais, irmãos, cunhados...”

A conclusão é que violência é multifatorial e por isto é tão difícil combater. “São causas estruturais e sistêmicas, como as profundas desigualdades socioeconômicas, a falta de oportunidade à população mais pobre e a ausência ou a inadequação das políticas públicas e sociais promovidas pelo estado”. Além disto, a violência doméstica acontece como um ciclo e é difícil de ser quebrado. “A cada vez que o agressor pede perdão, aumenta a pressão sobre a mulher agredida, violentada, que precisa tomar uma decisão. É também um fenômeno que não distingue classe social, raça, etnia, religião, orientação sexual, idade ou escolaridade. Infelizmente, em diversos casos, a agressão só chega ao conhecimento de outras pessoas quando chega ao ponto do feminicídio”, resume. Mas nem tudo são más notícias: o Espírito Santo fechou o último mês de novembro sem registro de feminicídio e com uma média de 20% menos casos em 2022 em relação aos anos anteriores. “Se mantivermos essa redução ano a ano, a expectativa é conquistarmos marcas históricas”.

Violência contra a mulher é crime! Denuncie!

Ouvidoria da Mulher MPES: Ligue 127

Central de atendimento à mulher: Ligue 180

Polícia Militar: 190

Ouvidoria da Mulher da Câmara de Cachoeiro: 3526-5683