Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Palestra aborda fortalecimento de vínculos familiares

Palestra aborda fortalecimento de vínculos familiares

por Anete — publicado 20/05/2019 14h45, última modificação 20/05/2019 14h48


As Intervenções da Psicologia no Fortalecimento dos Vínculos Familiares. Este foi o tema da palestra proferida pela psicóloga, psicopedagoga clínica e especialista em Psicologia e Família, Elivane da Silva Santos. O evento foi promovido pela Câmara Municipal, através da Ouvidoria da Mulher, cuja Ouvidora é a vereadora Renata Fiório.  O encontro foi traduzido para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

 

Essas palestras fazem parte de um ciclo e o próximo tema já foi definido: Ansiedade e Depressão. Elivane alertou que muitos acreditam num único tipo de família, mas existem outros modelos, com seus comportamentos e vivências. "  Já foram considerados modelos de famílias monoparentais, patriarcais, nuclear burguesa, comunitária, arco-íris e contemporânea".

 

A psicóloga diz que a  tendência atual é ter a família contemporânea, que muitas vezes tem a mulher como chefe. A ascensão dela no mercado de trabalho deu a ela esse papel. Além disso, Elivane abordou alguns fatores que podem provocar crises nos casamentos. Entre eles a falta de planejamento e identidade familiar, o uso de drogas e outros tipos de vícios, o narcisismo que provoca excessos e individualismo, o distanciamento das relações familiares, muitas vezes em função do abuso da tecnologia, e o adoecimento emocional.

 

Desde bem novos, nosso emocional é formado esperando alguma recompensa. Quando crescemos, viramos consumistas para compensar as faltas, carências e as perdas. Aí temos que trabalhar mais para dar conta e acabamos ficando sem tempo para as famílias”.

 

Elivane aponta a presença nas mídias sociais como fator de distanciamento familiar. “ Os casais, e consequentemente as famílias, precisam ter momentos de lazer para que os laços sejam cada vez mais estreitados”. Gabriela Bastos encerrou o evento apresentando uma música em Libras.