Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Ouvidoria da Mulher participa de evento de formação para agentes de saúde

Ouvidoria da Mulher participa de evento de formação para agentes de saúde

por Célia Ferreira publicado 25/11/2021 15h20, última modificação 25/11/2021 15h24

A Ouvidoria da Mulher da Câmara de Cachoeiro participou, nesta quinta-feira (25), Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, de evento promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), através da Coordenação de Política de Gênero. O evento, dirigido aos agentes de saúde municipais, com o objetivo de promover a formação contra a violência doméstica, teve como tema “Como identificar uma agressão física e psicológica”.

Precisamos ampliar a rede de atenção às mulheres vítimas de violência, sendo este um dos nossos principais objetivos à frente da Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal”, diz o vereador Alexandre Maitan, ouvidor da Mulher do Legislativo cachoeirense.

A Ouvidoria foi representada pela servidora Aline Aridi Ferreira de Lima Freitas, que apresentou aos agentes de saúde a Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica, instituída no ano de 2020, pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Mostramos a importância de reconhecer os sinais emitidos pelas vítimas e da necessidade de promover o acolhimento dessas mulheres, dando-lhes o suporte legal e emocional que elas necessitam”, diz Aline.

Em agosto, por meio de mobilização da Ouvidoria, a Câmara de Cachoeiro formalizou sua parceria com a campanha nacional Sinal Vermelho, tornando-se um ponto de apoio para receber mulheres impossibilitadas de procurar diretamente a polícia, quase sempre por estarem sob constante vigilância de seus agressores. Aos se sentirem ameaçadas, as mulheres podem utilizar o recurso de desenhar um X vermelho na mão para expressar um pedido de socorro, e os servidores da Câmara, assim como qualquer pessoa que identificar o sinal, devem acionar a Polícia Militar pela discagem ao 190, para prestar auxílio à vítima.

O evento para os agentes de saúde foi realizado no auditório da Semdes, e contou com a presença de representantes de vários organismos envolvidos no combate à violência contra a mulher. Foi um evento importante e necessário. Sabemos que a luta contra a violência doméstica não pode parar e é preciso lutar todos os dias em busca de um basta”, finaliza Maitan.