Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Ouvidoria da Mulher é finalista de prêmio estadual

Ouvidoria da Mulher é finalista de prêmio estadual

por Celia — publicado 09/08/2019 11h35, última modificação 09/08/2019 11h36

A Ouvidora da Mulher da Câmara de Cachoeiro, vereadora Renata Fiório (PSD),  é uma das finalistas do Prêmio Mulheres do Amanhã, promovido pela empresa ArcellorMittal Brasil. O objetivo da premiação é reconhecer iniciativas conduzidas exclusivamente por mulheres capixabas e que gerem transformação social, econômica e ambiental.

O projeto finalista apresenta a Ouvidoria da Mulher, a primeira do gênero no âmbito do legislativo capixaba, instalada na Câmara em maio de 2018, após aprovação unânime de projeto de lei sugerido pela vereadora. As principais funções da Ouvidoria são encaminhar  aos órgãos competentes mulheres que fazem denúncias sobre ofensas a direito individual, sejam relativas a violência, saúde, educação, trabalho etc.; realizar e participar de palestras e outros eventos para conscientização sobre esses direitos; e  propor leis sobre políticas públicas voltadas à população feminina do município.

“Estamos muito felizes com este reconhecimento. Estar entre as finalistas é mais uma validação da importância da Ouvidoria e uma demonstração de que a Câmara de Cachoeiro está no caminho certo”, comemora Renata, acrescentando que o trabalho realizado acaba por estimular a participação da mulher na política e movimentos sociais. “Para que tenhamos uma sociedade mais justa e democrática, é preciso ampliar a representatividade das mulheres em todos os ambientes da vida pública”, defende a vereadora.

Quem também comemora a classificação da Ouvidoria da Mulher é o presidente da Câmara de Cachoeiro, Alexon Cipriano (PROS), que apoia o funcionamento da instituição, investindo em melhorias nas instalações e estrutura. “A vereadora Renata comanda a Ouvidoria  com muito dinamismo e competência, o que qualifica a atuação do Legislativo municipal. É uma honra, e nossa obrigação, poder contribuir com um trabalho cujo objetivo é favorecer as mulheres cachoeirenses”, afirma o presidente.

O Prêmio Mulheres do Amanhã recebeu 89 inscrições em quatro categorias: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresas de Pequeno Porte; Média e Grande Empresa; Setor Público; e Terceiro Setor. Ao todos, são 32 finalistas e a Ouvidoria de Cachoeiro é um dos oito projetos classificados na categoria "Setor Público". A divulgação do resultado final está prevista para o dia 5 de setembro.