Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Na Câmara, diretor clínico sugere que Governo assuma Santa Casa

Na Câmara, diretor clínico sugere que Governo assuma Santa Casa

por Célia Ferreira publicado 21/12/2021 18h36, última modificação 21/12/2021 18h36

A convite do vereador Paulo Grolla (PSB), a Câmara Municipal recebeu nesta terça-feira (21) o novo diretor clínico da Santa Casa de Cachoeiro, Dr. Elias Garcia, que falou sobre as dificuldades financeiras da instituição. Segundo ele, há médicos que não estão realizando cirurgias porque não recebem salários desde junho.

Questionado pelos vereadores Brás Zagotto (PV) e Delandi Macedo (PODE) sobre as razões do problema e possíveis soluções, o médico lembrou que os problemas se arrastam há vários anos, e afirmou acreditar que “todos têm sua parcela de culpa”, mencionando algumas vezes, no entanto, “um pequeno grupo de colegas médicos que levita em torno da superintendência”. Garcia disse ainda que todas as instâncias políticas estão se movimentando para ajudar a resolver a situação, que, para ele, exige uma solução mais drástica do que as propostas até o momento, chegando a sugerir que o Governo do Estado deveria assumir a gestão do hospital.

O diretor informou que existem propostas de aportes, até mesmo um já previsto de R$ 1.250.000 para o próximo mês de janeiro. Também há várias emendas parlamentares já aprovadas. “Eu acho válido, é claro que esses recursos ajudam, mas a verdade é que não resolvem. A dívida é de R$ 100 milhões, com juros superiores a R$ 1 milhão por mês, e o que vai resolver é um trabalho mais forte dentro da instituição, uma gestão dedicada, séria, com honestidade e transparência. Minha sugestão é que o governo do estado assuma o hospital e faça o que é preciso”, afirmou o médico, acrescentando que a ação do Ministério Público também seria fundamental.