Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Mobilidade e acessibilidade são debatidas

Mobilidade e acessibilidade são debatidas

por Anete — publicado 13/08/2019 17h34, última modificação 13/08/2019 17h34

A Câmara de Cachoeiro recebeu na sessão de terça(13), a convite da Comissão de Direitos Humanos, representantes do Projeto Mova-se, que pretende mostrar as dificuldades de acessibilidade das pessoas com deficiência e conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão através da cidadania.

Desde dezembro de 2018, quando o movimento foi idealizado, muitas ações já foram feitas nas ruas e calçadas para mostrar as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelas pessoas com mobilidade reduzida. Mônica Pitanga, presidente do Mova-se, destaca a importância de se colocar no lugar do outro e do respeito às diferenças.

“ A inclusão melhora a autoestima. Queremos chamar a atenção de todos para a importância da acessbilidade. Vamos percorrer escolas públicas e privadas para conversar com os estudantes de forma lúdica. Já conversamos com os comerciantes e prestadores de serviços e estamos tendo um retorno muito bom. A criança, e qualquer pessoa com deficiência, precisa ser enxergada com respeito e amor”.

Entre as ações do projeto, o alerta para que as vagas de estacionamento para idosos e deficientes não sejam usadas indevidamente. “ É uma campanha que aplica uma “multa moral” com o mote Essa vaga não é sua nem por um minuto. Queremos chamar atenção, abrir os olhos para os problemas que enfrentamos todos os dias, mas acima de tudo encontrar soluções. Nosso maior desafio não é apenas físico. É também humano. Precisamos reeducar com afeto.

Alexon Soares Cipriano, presidente da Câmara, informou que já foram encomendados projetos e estudos variados para permitir acessibilidade plena às instalações do Legislativo cachoeirense. “ A mobilidade e acessibilidade sempre estiveram na pauta desde que essa Mesa Diretora assumiu. Graças aos esforços da Mesa anterior, que antecipou alguns pagamentos, já solicitamos ao nosso Setor de Compras que faça o orçamento de alguns projetos, entre eles o que permita acesso pleno às nossas instalações através de elevador. E espero também que hoje seja a última vez que uma pessoa com mobilidade reduzida não suba em nossa tribuna nem tenha acesso à nossa mesa. Tomaremos as providências para que isso não aconteça mais".