Merenda escolar, saúde e estradas rurais foram destaque nos pronunciamentos desta semana
Resumo dos pronunciamentos (pequeno e grande expedientes e horário das lideranças)
Sessão Ordinária do dia 22/022022
Ary Corrêa (Patriota)
Alertou que estão armando uma armadilha para a Câmara, pois enviarão ao legislativo projeto de lei criando 55 cargos no município, enquanto os servidores já existentes seguem desvalorizados. “É uma vergonha o salário que o motorista ou qualquer servidor da prefeitura recebe hoje!”. Afirmou que também votará contra novo empréstimo que a prefeitura pleiteará, sendo que nada foi feito ainda com o empréstimo anterior de R$85 milhões. Sobre a compra das carnes para a merenda escolar: “Temos que parar de agradecer (ao prefeito e secretários) porque é obrigação!”. Defendeu o PL 13/2022, de sua autoria, que dispõe sobre a inexigibilidade de comprovante de vacina (contra a covid-19) para o acesso a lugares públicos e outros estabelecimentos. “Sou a favor da vacina, mas contra o passaporte sanitário. Ele não me protegeu. Eu tive essa doença com ele no bolso”.
Pr. Delandi Macedo (Podemos)
Comentou sobre a fala de Allan Ferreira, de que a Santa Casa virou um “depósito de gente”, fazendo um histórico de como a instituição chegou a situação financeira tão precária e alertando mais uma vez sobre a necessidade de resolver o problema antes que os médicos precisem paralisar os serviços do hospital. “A única coisa que pode salvar a Santa Casa hoje é o cumprimento dos acordos feitos com o governo do estado”, incluindo o repasse de diversas emendas parlamentares já anunciadas. Sugeriu também o aumento da oferta de atendimento à população usando outras instituições além da Santa Casa, como através do Hospital do Aquidaban. (Em aparte, Brás Zagotto (PV) informou que estão aguardando confirmação do governador do estado para reunião com os vereadores na quarta (23), às 14h, em Vitória, para tratar do assunto). Falou sobre a questão salarial dos servidores municipais, cobrando revisão da prefeitura. Pediu atenção da prefeitura à comunidade de Cidade Alta, no Village da Luz.
Sandro Irmão (PSD)
Pediu ao município que faça uma compra emergencial de carnes – boi, porco e frango - para a merenda escolar. Desde novembro do ano anterior não é servida aos estudantes por problemas contratuais com a empresa fornecedora. Agradeceu aos vereadores que ajudaram a indicar e conquistar a obra recém iniciada do muro da Rua Sebastião Pereira, no Santa Helena, que foi muito prejudicada pelas chuvas. Informou no grande expediente que seu apelo deu certo e a secretaria de educação confirmou a compra emergencial das proteínas “carnes” para a merenda escolar. Alexandre Maitan (DEM), em aparte, agradeceu a Sandro pelo empenho em resolver questão tão importante.
Allan Ferreira (Podemos)
Reforçou seu posicionamento sobre a situação da Santa Casa, estando otimista em relação à índole e bom trabalho dos novos membros do conselho da instituição. “Não queremos achar culpados, mas achar solução”. Pediu carro pipa para abrandar a poeira da obra da Linha Vermelha, atendendo aos moradores dos bairros ao redor, e só foi atendido quando fez apelo mais incisivo. “A desculpa era a chuva. Agora com esses últimos dias de sol, espero que essa obra termine o mais rápido possível”. Está esperançoso que aconteçam os aguardados pacotes de obras, como o do bairro São Francisco, agora que há projetos prontos e verba do financiamento da prefeitura, faltando apenas licitação, já prevista para março. Criticou duramente o serviço de poda de árvores da EDP.
Paulo Grola (PSB)
Reforçou a importância de todos os vereadores que puderem ir até o governo do estado pedir pela Santa Casa, para conseguirem o tão esperado sim à liberação dos recursos. “A Santa Casa é uma mãe e não podemos perder essa mãe!”. Informou sobre reunião que fará na quarta com empresários da região para confirmarem a parceria firmada para pavimentarem a estrada Barbará x Gironda. Informou sobre a expectativa da prefeitura de normalizar a coleta de lixo o mais rápido possível, tranquilizando a população.
Paulinho Careca (PSB)
Alertou para irregularidades em relação à empresa responsável pela pavimentação da Linha Vermelha, que tem problemas fiscais com o município e equipamentos defasados e insuficientes para serviços tão grandes. Além disso, constava em contrato que o asfalto deveria ser frisado e não foi. A resposta da secretaria de obras foi que a empresa realizou outro serviço não contratado como compensação pela fresagem não realizada e isto seria completamente irregular em um processo licitatório. Convidou a todos para o evento da Ouvidoria da Mulher, alusivo ao dia da conquista do voto feminino, que acontecerá na próxima quinta, 24, às 12h, no Plenário da Câmara. (Em aparte, os vereadores Alexandre Maitan (DEM) e Diogo Lube (PP) elogiaram a escolha de Paulinho para a ouvidoria e o trabalho que vem sendo realizado).
Osmar Francisco ‘Chupeta’ (Republicanos)
Afirmou que Cachoeiro precisa de um hospital público, porque as instituições filantrópicas da cidade não dão conta. “A gente não aguenta mais só receber reclamação da população”. Pediu apoio aos demais vereadores para pedirem revisão das tarifas de água e esgoto, que a população está tendo dificuldades de pagar “é um absurdo a população pagar mais no esgoto do que na água”.
Leo Cabeça (PDT)
Reforçou o impacto da falta de deputados do sul do estado na situação da saúde. “O problema hoje é a saúde e nada se resolve sem vontade política”. Agradeceu ao deputado Renzo Vasconcelos pelo apoio às demandas de Cachoeiro. Sobre a estrada de Bom Jardim, informou que o governo do estado confirmou o fornecimento de material e o secretário Paulo Miranda se comprometeu em fazer a pavimentação da via, o que viabilizará melhora da qualidade de vida da população e fomento de agronegócios. Agradeceu aos vereadores que se empenharam para conseguir a obra da Rua Sebastião Pereira. Informou que a drenagem e rede de esgoto foi retomada no Buraco do Sapo, o que permitirá a pavimentação das vias em breve, estendendo as benfeitorias às proximidades.
Diogo Lube (PP)
Afirmou que “Estamos deixando de fazer pedidos, para fazer cobranças” considerando as inúmeras demandas antigas que continuam pendentes, como a Rua Sebastião Pereira, no Nossa Senhora da Penha, que aguardava reparos desde o ano passado, a necessidade de lâmpadas para iluminação pública em São Joaquim e os estudos técnicos para colocação de faixas para pedestres em frente à escolas. Recebeu vídeo de aluno seu pedindo pavimentação para rua de Gironda e repassou a demanda aos vereadores da localidade. Cobrou duramente à prefeitura que pague o piso salarial correto aos professores. Pediu apoio/assinatura dos vereadores em oficio da comissão dos aprovados no concurso da polícia civil, destinado ao governo do estado, que pede a nomeação dos concursados, demanda urgente da segurança pública.
Juninho Corrêa (PL)
Pediu à secretaria de educação que disponibilize vagas em tempo integral na supercreche Pe. Jefferson, que atende a toda a região do Aeroporto. Apoiou o PL 13/2022, de autoria de Ary Corrêa, parabenizando às Câmaras de Vitória e Vila Velha por também combater a obrigatoriedade do 'passaporte sanitário’. “Estamos empenhados em defender até o fim o seu direito de ir e vir”. Manifestou a alegria do PL com a filiação do Dep. Manato para disputar o governo do estado, convidando para encontro com o parlamentar que acontecerá em Atílio Vivacqua. Convidou para Audiência Pública que promoverá na quarta, 19:30h, no Plenário da Câmara, para homenagear a Igreja dos Santos dos Últimos Dias.
Leo Camargo (PL)
Relatou ter sido informado de acidente com fratura exposta sofrido por um rapaz no bairro Coramara, na véspera da sessão, devido a buraco na via para o qual o vereador vem alertando e pedindo reparo desde março de 2021. “Afinal, pra que servem os vereadores se nossos pedidos não são atendidos? De quem vai ser a responsabilidade pelos acidentes? Só quero que sejam ouvidos os pedidos da população, daqueles que mais precisam.”
Alexandre te Itaoca (PSB)
Informou que na véspera conseguiram finalmente consolidar a obra da estrada do contorno em Itaóca, com expectativa de iniciar logo após o carnaval. Pediu o recapeamento urgente da estrada de Alto Moledo e a finalização da pavimentação em Revsol no Valão de Areia, que foi abandonada sem conclusão. Fez um apelo pelas estradas rurais que se encontram sucateadas e precisam de manutenção mais urgente e frequente para que permitam que os alunos cheguem às escolas e a população possa trafegar.