Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Médico falará na Câmara sobre prevenção ao suicídio

Médico falará na Câmara sobre prevenção ao suicídio

por Celia — publicado 10/09/2018 17h07, última modificação 10/09/2018 17h07

O médico psiquiatra Marcello Pirama Baptista vai abrir a sessão desta terça-feira (11) falando sobre o “Setembro Amarelo”, movimento mundial de conscientização sobre as condições que levam ao suicídio e a possibilidade de prevenção, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) chega a 90% dos casos.

A campanha foi incluída no calendário oficial do município no ano passado, por meio de lei do vereador Delandi Macedo (PSC), aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. E, diante do grande número de suicídios em Cachoeiro, assim como em outros municípios da região sul do estado, o vereador Diogo Lube (PDT) tem participado das articulações para a criação de uma sede do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Cachoeiro, com apoio de outros vereadores.

Segundo o presidente Alexandre Bastos (PSB), a visita do psiquiatra à Câmara tem o objetivo de divulgar informações para ajudar a identificar comportamentos que podem levar ao suicídio, bem como as abordagens mais adequadas às pessoas que passam por sofrimento intenso e outros problemas emocionais, como a depressão. É preciso que elas se sintam acolhidas por amigos e familiares, e saibam que também existem profissionais que podem auxiliá-las”, diz.

Estatísticas demonstram que o suicídio mata uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo e um brasileiro a cada 45 minutos, sendo considerado um problema de saúde pública. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Além disso, de acordo com a OMS, 17,1% dos brasileiros já “pensaram seriamente em por fim à própria vida”; 4,8% chegaram a elaborar um plano com tal finalidade; e 2,8% efetivamente tentaram o suicídio.