Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Mansur anuncia digitalização do Correio do Sul

Mansur anuncia digitalização do Correio do Sul

por Celia — publicado 04/04/2019 16h03, última modificação 04/04/2019 16h03
Mansur anuncia digitalização do Correio do Sul

Franceschetto, Thiengo e Mansur

O vereador Higner Mansur (PSB) anunciou durante a sessão desta terça-feira (02) uma vitória importante para a preservação da memória cachoeirense: a digitalização dos exemplares do jornal Correio do Sul, que será feita pelo Arquivo Público do Espírito Santo.

Segundo Mansur, os impressos pertencem ao empresário Paulo Henrique Thiengo, que os adquiriu há cerca de vinte anos. Esta semana, em Cachoeiro, em uma reunião com Mansur e o diretor do Arquivo Público, Cilmar Franceschetto, Thiengo doou o acervo do jornal ao órgão estadual, para ser reproduzido.

O Correio do Sul foi um dos mais duradouros jornais locais, tendo circulado de 1928 até 2000. Chegou a ter duas e até três edições semanais, mas nos últimos anos circulava apenas uma vez por semana. Teve início como órgão oficial do Partido Republicano do Estado do Espírito Santo; fechado por alguns meses na década de 30,durante o governo de Getúlio Vargas, voltou como órgão independente.

A publicação tornou-se celeiro de grandes escritores e jornalistas cachoeirenses, incluindo Newton e Rubem Braga, que publicou ali suas primeiras crônicas. Em suas páginas está registrado o desenvolvimento econômico, social e cultural de Cachoeiro. “São décadas de história do jornal, e da nossa história, que serão salvas”, comemorou o vereador.