Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Mais transparência: inaugurado sistema Câmara Sem Papel

Mais transparência: inaugurado sistema Câmara Sem Papel

por Celia — publicado 02/06/2020 15h31, última modificação 02/06/2020 15h31

Inaugurado o Câmara Sem Papel

“É um dia histórico para o nosso Legislativo. A partir de agora, todo cidadão terá acesso imediato a tudo o que for protocolado na Câmara, sem burocracia. É uma ferramenta que permitirá a todos acompanhar, reivindicar, criticar e também colaborar com o trabalho dos vereadores”.

É com esta visão que o presidente da Câmara de Cachoeiro, Alexon Soares Cipriano (Republicanos)  registrou a implantação oficial  do protocolo eletrônico Câmara sem Papel, ocorrida durante a sessão ordinária de terça-feira (02), com direito a apresentação de Rodrigo Machado, consultor da empresa Ágape, responsável pelo sistema.

O Câmara sem Papel foi inaugurado já com 98 mil documentos datados a partir de 2012. Nos próximos meses, toda a documentação em papel arquivada na Casa, relativa a anos anteriores, também será digitalizada e disponibilizada eletronicamente. E, daqui para frente, os vereadores e prefeito passarão a enviar projetos de lei ou qualquer outro documento diretamente de um computador, ou mesmo celular, para o sistema de protocolo eletrônico da Câmara, dispensando a necessidade de impressão.

Acesso livre

O presidente da Câmara ressalta que, além da agilidade que proporciona ao processo legislativo e a redução das despesas com impressão, papel e manutenção de arquivo físico, a transparência é, sem dúvida, o principal benefício que o Câmara sem Papel traz ao cidadão. Para ele, que, assim como a maioria dos vereadores, tem no currículo vários anos atuando como líder comunitário, o acesso livre aos documentos protocolados dará início a uma nova relação entre o Poder Legislativo e a sociedade.

Isso porque, diz Alexon, o trabalho dos vereadores passa a estar integralmente exposto na internet. Não apenas o trabalho que se realiza durante as sessões, mas os milhares de documentos apresentados a cada mês, onde o vereador solicita obras, denuncia serviços mal realizados, pede providências à prefeitura e ao governo. “São documentos em que estão presentes as demandas de cada área do município, frutos das visitas e reuniões que realizamos todos os dias com moradores, gestores públicos e autoridades. Os líderes comunitários e cada cachoeirense poderão avaliar o desempenho de seus representantes e o seu compromisso com o município”, afirma o presidente.