Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Mais inclusão! Vereadores de Cachoeiro recebem sinal pessoal em Libras

Mais inclusão! Vereadores de Cachoeiro recebem sinal pessoal em Libras

por Pammela Volpato publicado 18/02/2025 15h24, última modificação 18/02/2025 15h24
O sinal pessoal em Libras funciona de maneira semelhante ao nome de uma pessoa na língua portuguesa

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim deu mais um importante passo em direção à inclusão e acessibilidade ao disponibilizar para seus 19 vereadores um sinal pessoal de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A medida foi implementada com o objetivo de garantir que a comunicação com surdos e deficientes auditivos seja facilitada, promovendo uma maior inclusão no processo legislativo.

A iniciativa, que visa atender a um público crescente de surdos na região, foi uma das primeiras ações de acessibilidade da nova gestão, por meio da Escola do Legislativo. Assim, cada um dos vereadores recebeu um sinal pessoal emitido pelo surdo Marcos Vinícius.

A professora Keila Belo ressaltou a importância de cada vereador ter o seu sinal pessoal de identificação. “Esse sinal é de extrema importância para melhorar a comunicação com a comunidade surda. A partir de agora quando cada vereador for usar a palavra, a intérprete não vai precisar soletrar seu nome, basta apenas usar o sinal de cada um”.

Sinal pessoal em Libras

O sinal pessoal em Libras funciona de maneira semelhante ao nome de uma pessoa na língua portuguesa. É uma representação única que cada indivíduo surdo utiliza para se identificar no cotidiano. Assim como um ouvinte é identificado pelo seu nome falado, na comunidade surda o sinal é utilizado como uma forma de identificação visual e de pertencimento.

O ato de atribuir um sinal pessoal a cada vereador tem como objetivo promover a integração da Câmara Municipal com a comunidade surda. Esses sinais servem como uma identificação personalizada que permite a comunicação fluida entre os membros da Casa Legislativa e a população surda, de maneira inclusiva e respeitosa.

O sinal, que foi entregue a cada parlamentar com o auxílio de um jovem surdo, representa a valorização da diversidade e o reconhecimento das diferentes formas de comunicação presentes na sociedade. Além disso, a ação reforça o compromisso da Câmara em promover políticas públicas mais inclusivas, voltadas para a acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência auditiva.

Câmara inclusiva

O presidente da Câmara, vereador Alexandre Maitan (União Brasil), ressaltou que a medida é um reflexo do compromisso da Casa com a acessibilidade e o respeito aos direitos de todos os cidadãos. “A implementação do sinal é uma resposta à demanda da população surda e uma forma de garantir que todos, independentemente da sua condição, possam participar ativamente da vida política da cidade. Isso demonstra nosso compromisso com a igualdade de direitos e com a acessibilidade”, afirmou.

*No registro, o vereador Delandi Macedo recebendo seu sinal pessoal em Libras.