Maio Roxo: Apoio aos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais
Este mês, nosso prédio ganhou um laço roxo na fachada. A decoração está ligada à Lei 7685/2019, que instituiu no município a Campanha “Maio Roxo”, de sensibilização, conscientização e apoio aos portadores de doenças inflamatórias intestinais. Dia 19 de maio é o dia mundial da doença inflamatória intestinal- DII, que engloba as doenças de Crohn e Retocolite Ulcerativa.
A lei foi proposta pela ex-vereadora Renata Fiório, e continuam sendo apresentadas e debatidas nas sessões da Câmara as dificuldades que os pacientes encontram para obter o tratamento adequado. As doenças, desconhecidas por grande parte da população, causam transtornos e desconforto social aos portadores pela falta do controle intestinal.
Neste mandato, o vereador Mestre Gelinho (PSDB) é um dos que mais tem dado voz ao tema. Por intermédio dele, esteve na Câmara Ediana Ribeiro, representante da Diiessul - Associação sem fins lucrativos de assistência a pessoas com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa no Sul do Espírito Santo. O objetivo da visita foi estreitar laços entre a associação e o Legislativo, ficando agendada a utilização do plenário para evento no dia 28, sábado.
Na foto, da esquerda para a direita, o diretor geral da Casa Wilson Dillem, a chefe de gabinete da presidência Fátima, os vereadores Marcelinho Fávero (PL) e Vandinho da Padaria (PSDB), Ediana Ribeiro, da DIIESSUL, Mestre Gelinho (PSDB) e Brás Zagotto (Podemos).