Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Leia o resumo dos pronunciamentos da Sessão de 09/02/2021

Leia o resumo dos pronunciamentos da Sessão de 09/02/2021

por Camila Reis publicado 09/02/2021 18h45, última modificação 09/02/2021 18h45

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 09/02/2021

 

Ary Corrêa (Patriota)

Pediu revisão dos pontos de cobrança de estacionamento rotativo, em especial próximo à Santa Casa e demais hospitais da cidade, onde profissionais plantonistas e pacientes em atendimento precisam parar sem intervalo definido. Indicou o nivelamento das pistas no encontro da Linha Vermelha com a Av. Jones dos Santos Neves, para evitar que aconteçam mais acidentes e mortes no local. Registrou voto de pesar pelo falecimento de Glaura Moreira, filha de Jathir Moreira. Agradeceu à Dep. Norma Ayub pela ambulância será encaminhada para a região do Monte Belo/ Alto União. Agradeceu pelo serviço de capina realizado no bairro Monte Belo.

 

Mestre Gelinho (PSDB)

Está pleiteando, junto ao vereador Sandro Irmão, a criação de um posto de saúde para o bairro o Ibitiquara, que atenderia também a diversos bairros adjacentes, como Ferroviários e Santa Helena. Falou sobre a visita do governador do estado para a assinatura da ordem de serviço da reforma do 9º Batalhão da PM e sugeriu que no local seja instalado um ponto de apoio para resgate do Corpo de Bombeiros, considerando a dificuldade logística da sede do mesmo no bairro Marbrasa. Solicitou patrolamento na estrada do Itabira e na Fazenda Retiro, próxima à Grota Fria.

 

Brás Zagotto (PV)

Comentou que sábios são os bairros e distritos que elegem seus próprios representantes na Câmara, a exemplo de Soturno, Itaóca e demais localidades, cujos vereadores protocolaram inúmeros pedidos de obras e melhorias lidos nesta sessão.

 

Alexandre de Itaoca (PSB)

Corroborando a fala de Ary Corrêa, sugeriu reunião com a Comissão de Mobilidade Urbana, os profissionais de saúde e também professores para tentar resolver o problema do estacionamento para as categorias. Agradeceu pela reforma da escola de Alto Moledo em andamento e pelo projeto da escola de Coutinho, cuja obra espera iniciar na quarta, 10, duas reivindicações oriundas do mandato anterior, sendo escolas que vêm de gestão estadual e que foram municipalizadas.

 

Marcelinho Fávero (PL)

Discursou duramente sobre a baixa qualidade da prestação de serviço da BRK Ambiental em comparação com a cobrança considerada abusiva em relação tanto ao consumo de água quanto ao tratamento de esgoto. Cobrou a regularização das ligações de esgoto dos imóveis.

 

Paulo Grolla (PSB)

Reforçou a queixa de Marcelinho Fávero, afirmando que o distrito de Soturno até recentemente sequer tinha ligação de esgoto, que era jogado diretamente no córrego da localidade, mesmo a tarifa sendo paga por todos os moradores. Afirmou que já está solicitando ao prefeito o asfalto da estrada do Pantanal, que a comunidade espera há muito tempo e não tinha representante para reivindicar. Disse que hoje é um dia feliz porque pôde conversar com o prefeito e o governador sobre a curva da morte e já foi marcada reunião para conseguirem caixa de brita ou alguma outra solução para evitar mais acidentes e mortes no local.

 

Leo Cabeça (PDT)

Falou sobre o evento do governo do estado de lançamento do Revsol e do interesse da iniciativa privada em adquirir o material em parceria. Ressaltou que ficou sabendo de última hora e não havia presença de nenhum outro vereador, sugerindo que haja mais articulação política nesse sentido. Também cobrou a finalização da rede de esgoto em Soturno, prometida pela BRK para 2021, para resolver o problema dos imóveis já existentes e dos futuros. Sugeriu que serviços urbanos sejam realizados no período da noite na região central da cidade para evitar tantos transtornos no trânsito. Reforçou a fala de Paulo Grola sobre a relevância de se solucionar a curva da morte que, atualmente, não mata mais tantas pessoas, mas ainda é muito perigosa. Esclareceu que a estrada de Bom Jardim é municipal e não estadual, como a prefeitura costuma dizer, e por isso cobra do município esta obra que melhoraria muito a fluidez do trânsito da região. Agradeceu a secretaria de esportes pelas academias populares que melhoraram as comunidades de Soturno e Gironda.

 

Léo Camargo (PL)

Cobrou ajustes no estacionamento rotativo, pois constatou que tem vagas até mesmo nas portas das residências. Informou que conversou com a secretaria responsável e entendeu a enorme demanda de limpeza e capina na cidade, especialmente após chuvas e em áreas próximas a córregos e por isso, no Corarama, estão se organizando para manter a limpeza junto a população. Pediu o término da pavimentação das ruas do loteamento Áurea Bispo Depes. Agradeceu pela revitalização dos canteiros do Coramara. Pediu ao presidente que um representante da BRK seja convocado para vir à Câmara no dia 02/03. Solicitou a limpeza da Av. Fioravante Cipriano (Gavião).

 

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Indicou limpeza completa na praça do bairro Novo Parque, complemento de revitalização do campo de futebol do mesmo bairro, cobertura da quadra de esportes, calçada cidadã na Ilha da Luz até o Novo Parque/ Rubem Braga, dentre outras obras/ melhorias em outras localidades. Solicitou à Agersa e BRK cronograma de limpeza e desassoreamento dos córregos do município, considerando que o contrato com a empresa Corpus contempla o serviço. Esclareceu que a ligação do imóvel à rede de esgoto deve ser solicitada pelo proprietário e que, por haver uma taxa a ser paga, muitas vezes optam por lançar direto nos córregos, e por isso é necessária uma fiscalização mais enérgica do poder executivo e que, se ainda não houver, possa ser criada uma tarifa social para o caso de a família não poder custear o serviço. Somente assim seria possível resolver de vez o problema do esgoto em Cachoeiro. Propõe um debate na Câmara sobre o assunto.

 

Silvinho Coelho (Republicanos)

Reforçou o pedido de providências em relação a cobrança de estacionamento rotativo próximo aos estabelecimentos de saúde. Parabenizou a Santa Casa pelo mutirão de cirurgias ortopédicas que está sendo realizado, amenizando a situação desesperadora em que se encontravam muitos pacientes em fila de espera.

 

Juninho Corrêa (PL)

Destacou, dentre as várias indicações protocoladas durante a semana, o pedido de asfaltamento de ruas do Aeroporto e Boa Vista que constam no sistema da prefeitura como já pavimentadas, mas que nunca receberam o serviço.

 

Diogo Lube (PP)

Falou sobre o andamento do abaixo assinado para a prioridade dos professores em relação à vacinação da covid-19. Sugeriu uma alteração na lei que trata dos terrenos baldios, cujos proprietários não mantém a capina e limpeza, causando transtornos para a vizinhança, como pragas urbanas. No modelo atual, os proprietários são multados e intimados a fazer a limpeza que, na maioria das vezes não é executada. A sugestão do vereador é que a prefeitura possa fazer o serviço e cobrar do proprietário.

 

Allan Ferreira (Podemos)

Parabenizou os colegas que assumiram cargos nas comissões permanentes da Casa. Denunciou mais uma vez a ineficiência do sistema de vagas da saúde, que transfere pacientes para outros municípios tendo vagas em Cachoeiro, aumentando o custo para o governo e o sofrimento de pacientes e familiares. Denunciou mais uma vez a falta de atendimento das especialidades do CRE. Solicitou com urgência patrolamento e encaibramento na estrada do Itabira. Reforçou o pedido de Ary Corrêa pelo nivelamento das pistas no encontro da Linha Vermelha com a Av. Jones dos Santos Neves, considerando que atende frequentemente queixas dos moradores do bairro São Francisco de Assis, e o pedido de Paulo Grola pela caixa de areia na curva da morte, em Soturno, que já causou cerca de 112 mortes. Elogiou os abrigos dos pontos de ônibus e registrou a expectativa de que sejam atendidos os outros locais em que são necessários.

 

Paulinho Careca (PSB)

Informou às comunidades que, em reunião, o prefeito autorizou que fossem beneficiadas com o Revsol as estradas de Alto Moledo, do Restaurante do Josélio e, em seguida, a estrada do Bebedouro. E também a pavimentação da rua Sebastião Carreiro no bairro Jardim Itapemirim.