Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / José Paineiras Filho é o Cachoeirense Presente nº 1 de 2020

José Paineiras Filho é o Cachoeirense Presente nº 1 de 2020

por Camila Reis publicado 25/06/2020 13h25, última modificação 25/06/2020 13h27
José Paineiras Filho é o Cachoeirense Presente nº 1 de 2020

Cachoeirense Presente n 1 2020

Este ano, a Festa de Cachoeiro está diferente. Vivemos um momento difícil, de recolhimento e dor. Mas uma coisa não vai mudar: o orgulho de ser cachoeirense!

Uma solenidade rápida, simples, ao ar livre e em uma manhã ensolarada. Fazendo questão de agradecer nominalmente em seu discurso um por um dos presentes, o professor, advogado e jornalista José Paineiras Filho recebeu o Título de Cachoeirense Presente nº 1 de 2020.  A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, 25, às 10h, na Praça Jerônimo Monteiro, em frente ao busto de Newton Braga, o idealizador da Festa de Cachoeiro. 

“Infelizmente não pudemos receber todos convidados que certamente gostariam de prestigiar a homenagem ao Professor Paineiras. Mas acreditamos que, apesar de breve, a cerimônia na Praça é muito significativa e histórica”, afirma o presidente da Câmara Alexon Cipriano (Republicanos) sobre o único evento presencial da Festa de Cachoeiro neste ano de pandemia. A indicação do nome de Paineiras partiu de Alexon, seu ex aluno do colégio CIE, e foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. A escolha do local da cerimônia une o simbolismo da imagem de Newton Braga e da Praça Jerônimo Monteiro à adequação a esses tempos de pandemia: um local aberto, ventilado e com espaço suficiente para os presentes poderem manter a distância adequada entre si. 

Criança humilde, que carregava roupa lavada pelas ruas da cidade, Paineiras transformou-se, pelo estudo e pelo trabalho, em professor de História e Ciências Sociais, advogado, jornalista, membro destacado de entidades como Centro Operário e Instituto Histórico e Geográfico e importante ativista do movimento negro capixaba. “Vidas Negras Importam!” foi uma das expressões mais aplaudidas de sua fala.  Ao homenagear o Professor José Paineiras, homenageamos os cachoeirenses que vencem todos os dias, com coragem, fé e trabalho.

 Discurso de José Paineiras

Discurso do homenageado José Paineiras Filho

Paineiras

José Paineiras FIlho

Paineiras 3

Paineiras 4

Imagens: Camila Reis, Célia Ferreira e Helder Pires