Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Imposto de Renda: prazo para declaração termina em 31 de maio

Imposto de Renda: prazo para declaração termina em 31 de maio

por Célia Ferreira publicado 19/05/2023 13h00, última modificação 19/05/2023 15h45

O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) relativo ao ano calendário de 2022 termina no próximo dia 31 de maio de 2023, às 23h59m59s. Portanto, fique atento: a multa mínima é de R$ 165,74 se a Declaração for entregue fora do prazo estipulado pela Receita Federal.

Para os servidores da Câmara Municipal de Cachoeiro os Informes de Rendimentos do ano de 2022 para utilização na declaração de Imposto de Renda continuam disponíveis no site da casa. Conforme já informado, os documentos foram postados em 28 de fevereiro, e podem ser acessados pelos servidores no Portal do Servidor, na área Contracheque Online. Após entrar com seu login e senha, o servidor deve clicar na aba Consultas, para, na sequência, abrir o Comprovante de Rendimentos. Os servidores que tiverem dúvidas ou dificuldades para acessar o Comprovante de Rendimentos devem procurar o setor de Recursos Humanos da Câmara.

Última hora

A Receita Federal alerta que a entrega na última hora impossibilita a correção quantas vezes forem necessárias até o prazo final, o que minimiza as possibilidades de não cair na malha fina. Além disso, quanto mais cedo a declaração é entregue, aumentam as chances de receber a restituição nos primeiros lotes, pois a ordem de entrega da declaração é um dos requisitos para ter prioridade. E, se o contribuinte tiver imposto a pagar, acaba sem poder planejar com antecedência o pagamento, em cota única (sem juros) ou em até 8 parcelas, com atualização monetária pela Selic.

Outro risco de deixar para entregar a declaração na última hora é enfrentar uma sobrecarga no sistema ou, então, perceber que ainda falta algum documento que impossibilita o envio, tendo que pagar multa à Receita Federal pelo não envio e pelo descumprimento do prazo de transmissão da declaração.