Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Ferramentas digitais vão aproximar Câmara e sociedade

Ferramentas digitais vão aproximar Câmara e sociedade

por Celia — publicado 28/02/2019 17h16, última modificação 28/02/2019 17h16
Ferramentas digitais vão aproximar Câmara e sociedade

Os presidentes das Câmaras de Cachoeiro, Alexon Cipriano, e Vitória, Cleber Felix

O presidente da Câmara de Cachoeiro, Alexon Cipriano (PROS), está em busca de ferramentas digitais que possibilitem ao cidadão interagir ainda mais com o Legislativo Municipal. Com esta intenção, visitou esta semana a Câmara Municipal de Vitória, onde se reuniu com o presidente Cleber Felix (PP) e se informou sobre o funcionamento do Portal Participa Vitória e da Escola do Legislativo, iniciando a formação de uma parceria para promover a prestação destes serviços em Cachoeiro.

“Queremos que o cidadão possa interagir e debater com os vereadores, opinar sobre os projetos em pauta, conhecer melhor a administração pública e o processo legislativo, enfim, colaborar de forma efetiva com o nosso trabalho. Ainda estamos elaborando um projeto, mas a Câmara de Vitória tem uma experiência de sucesso neste sentido, que certamente tem sido uma de nossas fontes de inspiração”, diz Alexon.

Serviços interativos

Entre os vários serviços interativos disponibilizados pelo Legislativo da capital, alguns chamaram a atenção do presidente.  Entre eles o Voto Online, que permite ao cidadão opinar sobre projetos registrando um voto simbólico; a Transmissão ao Vivo, no site da Câmara e em redes sociais, de sessões, audiências públicas, reuniões de comissões e licitações, entre outros atos;  e o agendamento on line de visita dos vereadores aos bairros. O portal também permite o agendamento de serviços já previstos na Câmara de Cachoeiro, mas que dependem de solicitação por ofício, como a Tribuna Livre, já formalizada no Regimento Interno,  a Tribuna Acadêmica, para professores apresentarem estudos e pesquisas, e a visita de estudantes.

Outra ferramenta elogiada por Alexon é o formulário eletrônico denominado Ideia Interativa, pelo qual qualquer cidadão pode sugerir um projeto de lei e angariar um número mínimo de apoiadores, para que a ideia vire realidade. Um instrumento semelhante, proposto pelo vereador Antônio Geraldo (PP), já foi aprovado na Câmara de Cachoeiro, mas ainda não foi instrumentalizado. “É preciso otimizar o uso da internet e das mídias sociais, para que o Legislativo possa realmente conversar, interagir com a comunidade. Precisamos ter um espaço virtual que proporcione a qualquer pessoa esta participação direta na Câmara”, resume Alexon.

Mais visitas

No início desta semana, Alexon esteve  também na  Câmara Municipal de Atílio Vivacqua. Lá, a convite do presidente Cláudio Bernardes Baptista (PSD), Alexon falou também como conselheiro-sul da Ascames (Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo), e ressaltou a importância do fortalecimento dos legislativos municipais, para que possam ser respeitados e atendidos em suas demandas a favor da população. Já em Vila Velha, o presidente visitou o vereador Heliosandro Mattos (PR). Em visita recente de Alexon ao legislativo vilavelhense, Heliosandro lamentou o extravio do título de cidadania cachoeirense que recebeu anos atrás, e Alexon fez questão de voltar à Câmara esta semana para entregar ao colega uma cópia da honraria.