Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Estudantes apresentam projeto de mobilidade urbana

Estudantes apresentam projeto de mobilidade urbana

por Anete — publicado 19/11/2019 17h05, última modificação 19/11/2019 17h05

O Projeto Acessibilidade e Mobilidade Urbana em Cachoeiro de Itapemirim, de estudantes de Direito da Faculdade Multivix,  foi apresentado na tribuna da Câmara na sessão de terça-feira (19).  O tempo foi cedido pelo vereador Higner Mansur.

Apresentá-lo aos vereadores, que podem legislar sobre o assunto,  segundo os autores do projeto,  é uma forma de buscar apoio para solução de um problema que atinge a todos os cidadãos. “A dificuldade de mobilidade, como calçadas irregulares, prejudica quem pode caminhar tranquilamente, imagina quem não pode", ressalta o estudante Márcio Filipe Ravani.

Ele lembra que todos têm direito de ir e vir, conforme preconiza o Artigo V Inciso XV da Constituição Federal, mas que isso não encontra ressonância nas ruas, onde há calçadas irregulares,  falta de rampas ou rampas precárias, dificuldades de acesso aos modais de transporte, onde há poucos elevadores, e quando há, muitas vezes estão com defeito e a pessoa com mobilidade reduzida tem dificuldade de subir nos ônibus.

“ Apelamos a vocês que fiscalizem e cobrem melhores investimentos para proporcionar melhor qualidade de vida aos que sofrem com dificuldade de locomoção”, enfatiza Márcio. O estudante André Leandro Silotti ressalta que outras pessoas estão empenhadas em chamar a atenção para o problema, com os idealizadores do Projeto Mova-se, e que essa mobilização é muito importante, porque o direito de ir e vir permite inclusão, inclusive ao mercado de trabalho, o que dá dignidade aos cidadãos.

O vereador Higner Mansur ressaltou que é da primeira turma da Faculdade de Direito, na época de Hélio Carlos Manhães na Câmara de Cachoeiro, e que  desde então nunca  tinha visto na  Câmara alunos tão proativos em relação aos problemas sociais. “É muito gratificante ver jovens preocupados e mobilizados pelos problemas da cidade. Vocês não estão indiferentes e isso realmente é muito positivo. Vocês estão de parabéns".

Alexon Soares Cipriano, presidente da Câmara de Cachoeiro, diz que a preocupação da Casa é sempre legislar em favor da população, e que o desejo é que haja maior participação popular, seja nas audiências públicas ou nas sessões regulares.

“ A cidade é dinâmica, se transforma a toda hora, estamos discutindo pautas importantes, inclusive a atualização do PDM, e a participação dos cidadãos e técnicos nas discussões é muito importante. Vamos fazer o melhor PDM que Cachoeiro já teve. Mas a presença da sociedade é realmente fundamental”.