Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Escola do Legislativo tem aula inaugural

Escola do Legislativo tem aula inaugural

por Anete — publicado 20/09/2019 12h40, última modificação 20/09/2019 12h40

Deixar claro aos estudantes e à comunidade qual é a função do Poder Legislativo e de que forma o trabalho dos vereadores pode interferir na vida da cidade. Esse é o objetivo da Escola do Legislativo, inaugurada na última quarta-feira no Espaço Cidadão Atílio Vivácqua da Câmara de Cachoeiro, que teve sua aula inaugural na manhã desta sexta-feira (20). " Estou realizado com o que vimos aqui hoje. Este encontro prova que este espaço se justifica e já valeu a pena", destacou o vereador Diogo Lube, coordenador da Escola. Na segunda, dia 23, às 14h30 também haverá palestra, desta vez para servidores, e o tema será Setembro Amarelo - Informação em Defesa da Vida. Os palestrantes serão os psicólogos Thiago Machado e Fábia Cristina, com a mediação do vereador Diogo Lube.

Na aula  inaugural falaram a estudantes da Escola Guimarães Rosa o Professor David Alberto Lóss(que dá nome à Escola do Legislativo) e Almir Forte dos Santos (que dá nome ao Plenarinho), ambos ex-vereadores, que enfatizaram a importância do conhecimento sobre as atribuições do Legislativo municipal. “Quem quer conhecer o mundo tem que conhecer primeiro a sua aldeia. Então participem, conheçam, questionem”, incentivou o Professor David, que fez um breve relato histórico do Poder Legislativo e da Câmara de Cachoeiro desde a sua fundação e da importância do trabalho dos vereadores, que ele recomenda que seja acompanhado de perto.

Almir Forte dos Santos enfatizou que o poder é único, mas dividido em três funções, segundo a teoria da separação dos poderes de Montesquieu, mas que a mais importantes é a Legislativa. “ A função legislativa é ampla, múltipla e realmente representa a sociedade porque os vereadores retratam a pluralidade e quem for eleito, independente da condição social, pode exercer o seu mandato”.

Tanto o Professor David Lóss quanto Almir forte destacaram a importância da Câmara estar sensível às demandas da comunidade para poder cumprir o seu papel com eficiência, para que a comunidade seja beneficiada. " Uma Câmara qualificada faz toda a diferença. Então, quando forem votar lembrem-se da importância do Poder Legislativo para a vida da cidade", destacaram os palestrantes.

Fabrício Lóss, da Escola Guimarães Rosa, elogiou a iniciativa de abertura do espaço, que promove discussões importantes para a comunidade e para os estudantes, que poderão ter outro olhar sobre esse poder tão importante para o Município. " A Câmara de Cachoeiro está de parabéns. Gostei muito do que vi aqui hoje".