Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Escola do Legislativo será inaugurada em abril

Escola do Legislativo será inaugurada em abril

por Celia — publicado 18/03/2019 14h20, última modificação 18/03/2019 14h20

Será inaugurada em abril a Escola do Legislativo, novo órgão da Câmara de Cachoeiro criado para realizar seminários, encontros e cursos para a comunidade, servidores e vereadores do município.

A Escola foi criada oficialmente através de resolução da Câmara aprovada em 2009, e receberá o nome de seu idealizador, o então presidente da Câmara, David Lóss. “Professor David é um educador respeitado em todo o estado, que dirigiu a casa com seriedade e dinamismo, e esta homenagem é a demonstração de nosso reconhecimento”, afirma o atual presidente da Câmara, Alexon Cipriano (PROS), que lembra ter comemorado quando a resolução foi aprovada. “Na época, eu era líder comunitário, e vi ali uma oportunidade de qualificação dos servidores e vereadores, e uma chance de aproximação maior do Legislativo com a sociedade. Não podia imaginar que seria eu a ter a honra de colocá-la em funcionamento”, afirma.

Retorno

Convidado pelo presidente, o gestor da Escola será o vereador e professor de História Diogo Lube (PDT), que demonstra grande entusiasmo com a nova empreitada. Segundo ele, o órgão terá três principais frentes de atuação: a realização de cursos com temas definidos internamente, como a importância do Plano Diretor Municipal e Orçamento Público, entre outros; convênio para oferta de cursos oferecidos por escolas de outros órgãos públicos, incluindo o Tribunal de Contas do estado, Assembleia Legislativa e prefeituras; e o projeto “A Escola vem à Câmara”, que incentivará a visita de estudantes ao Legislativo para que conheçam e debatam sobre o funcionamento da Casa.

Outra atuação da Escola do Legislativo será a edição de publicações, com algumas das informações mais buscadas na casa por estudantes, professores e comunidade em geral. De início, já estão programados dois pequenos anuários, um com o histórico da Câmara, incluindo nomes de todos os vereadores que passaram pela casa, e outro com a história resumida do município. “Preparamos um planejamento de alto nível, capaz de oferecer capacitação em algumas áreas e conhecimento sobre o Legislativo e tudo que envolve o interesse público. A Escola será mais um instrumento que a Câmara terá de dar retorno à comunidade, com sensibilização e qualidade”, afirma Lube.