Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Escola do Legislativo oferece curso de Redação Oficial a servidores

Escola do Legislativo oferece curso de Redação Oficial a servidores

por Camila Reis publicado 24/06/2021 09h16, última modificação 24/06/2021 09h16
As aulas serão ministradas por servidora de forma voluntária

Nos dias 07, 08 e 09 de julho, a Escola do Legislativo da Câmara de Cachoeiro promoverá um curso de Redação Oficial. Em formato presencial e com certificação, a iniciativa, que não terá custos nem para os participantes nem para a Câmara, é voltada aos assessores parlamentares e visa, principalmente, ajudar na comunicação externa, com os documentos que são enviados diariamente a diversos setores e órgãos. Quem ministrará as aulas é a assessora parlamentar Lenilce Pontini, que atua no gabinete do vereador Paulinho Careca (PSB), e se ofereceu voluntariamente para a tarefa.

Com as limitações impostas pela pandemia da covid-19, esta será a primeira formação oferecida nesta legislatura. “O objetivo é fazer uma preparação, a partir dos chefes de gabinete, que vão ser os replicadores da atividade, sobre a escrita e organização de documentos. Será disponibilizado material explicativo dentro da plataforma online,  de acordo com a iniciativa ‘Câmara sem Papel’”, esclarece o vereador Diogo Lube (PP), coordenador da escola. De acordo com o manual de Redação da Presidência da República, documento que embasará esta formação, “pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos”, e não restam dúvidas de que a eficiência da comunicação é imprescindível para oferecer um serviço de qualidade para a população, em todas as esferas do serviço público.

Lube também informou que, ao final do curso, um questionário será respondido pelos participantes com suas dúvidas e necessidades de formação, o que norteará as próximas ações da escola. Wallace Marvila, gerente da Escola do Legislativo, já adiantou que, para agosto deste ano, será oferecido também para o público interno um curso de primeiros socorros: “É um conhecimento importante para quem trabalha na Câmara, principalmente para os servidores que atuam no atendimento direto à população, lidando com diversos tipos de público e eventos. Mas, além das formações para nossos servidores, pretendemos ampliar a atuação da escola para o público externo também, oferecendo em breve cursos e formações para a comunidade cachoeirense”, destaca.

Assessora já ensinava aos colegas por conta própria

Lenilce Pontini

Lenilce Pontini é assessora parlamentar na Câmara de Cachoeiro desde 2017 e já repassava seus conhecimentos de forma voluntária aos colegas que tinham interesse em melhorar sua redação oficial através de minicursos.  “Todo esse trabalho é voluntário, assim como o curso que realizaremos em julho. Sou gestora pública há 21 anos, com atuação nas Prefeituras de Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes e Mimoso do Sul, assumindo cargos de assessora de gabinete, chefe de gabinete e coordenadora de governo. Nessas funções, atuei diretamente na elaboração de documentos oficiais. A partir de 2013, por um período de quatro anos, com base em cursos que recebi da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP), me tornei multiplicadora da disciplina Redação Oficial no município de Mimoso do Sul”, relata.

Em 2020, criou uma Escola de Gestão Pública com cursos de Redação Oficial, Oratória, Captação de Recursos e Secretariado (Assessoria Especial). “Por conta da pandemia, ainda não dei início aos trabalhos, que visam atender câmaras municipais e prefeituras do Sul do Estado. Minha base de trabalho é o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, que passou por atualizações em 2014, 2018 e 2019. Atualmente, sou concludente do Curso Superior de Gestão Pública.”

Equipe Escola do Legislativo

Equipe da Escola do Legislativo: Stephanie Karla Darós, Diogo Lube, Wallace Marvila e Letícia Faria