Empatia beneficia ambiente de trabalho, diz psicóloga
“A escuta é fundamental para construir relações interpessoais de qualidade”. A afirmação é da psicóloga Fabiana Davel Canal, professora da Multivix, que palestrou nesta segunda-feira (22) na Câmara de Cachoeiro, a convite da Ouvidoria da Mulher. “A ideia é oferecer aos servidores mais integração e conhecimento, para que possam acolher melhor o cidadão”, diz a ouvidora Renata Fiório (PSD).
Fabiana iniciou sua fala convidando os servidores a trocarem de sapatos com os colegas. “Se vamos falar da relação com o outro, precisamos ouvir o outro e saber como ele sente, onde seus sapatos lhe apertam os pés”, provocou, afirmando que a empatia é talvez o sentimento mais importante para consolidar as relações, inclusive no trabalho. “Colocar-se no lugar do outro é importante para ver as capacidades e limitações de cada pessoa e do grupo”, afirma.
Segundo a psicóloga, no ambiente de trabalho, como em qualquer local, as relações se constroem com base em escolhas que fazemos. Os gestores podem impor sua liderança provocando nos colaboradores medo ou admiração, e essa opção vai influenciar no feedback que terão. E todos precisam agir com ética, investindo no conhecimento, habilidade, sigilo, comprometimento e empatia.
Também é importante, disse a profissional, saber quando vamos ratificar, contestar ou transformar as regras e normas sociais a que somos submetidos durante toda a vida, seja em família, na escola, no trabalho ou em qualquer outro espaço de convívio. “Somos reconhecidos pelo papel social que exercemos”, alertou.