Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Deputado apoia pedido de vereadores por estadualização de rodovia

Deputado apoia pedido de vereadores por estadualização de rodovia

por Camila Reis publicado 08/12/2021 16h36, última modificação 08/12/2021 16h36

Na sessão ordinária desta terça (07), a Câmara de Cachoeiro recebeu a visita do Deputado Estadual Renzo Vasconcelos (Progressistas). Antes da sessão, o parlamentar participou de visita a Soturno, a convite dos vereadores Leo Cabeça (PDT) e Paulo Grola (PSB). “Fizemos uma reunião muito produtiva com os comerciantes e moradores do centro de Soturno, pessoal que sofre diretamente com o trânsito pesado, e pedimos ajuda para intervir na estrada de Bom Jardim (trecho da ES 486). O prefeito prometeu pedir a estadualização da rodovia, mas, até esta sessão, não nos atendeu ou deu retorno. Por isso encaminhamos a demanda ao deputado hoje. Agradecemos a ele pela disponibilidade de ajudar nessa causa tão importante para Gironda e Soturno e esperamos que a estadualização traga a pavimentação para essa estrada”, explica Leo Cabeça.

Renzo garantiu que vai levar para o Governo do Estado o pedido de estadualização da ES 486: “é uma via municipal importante e vamos levar pra Assembleia para estadualizar e assim poder aplicar recursos junto com o Governo do Estado, melhorando a vida do morador da região e também o escoamento da produção alimentícia e de rochas ornamentais. O fluxo de capital que o estado tem é muito maior que o do município”.

Durante sua fala, o deputado agradeceu aos assessores pelo trabalho realizado, pois “não tem nenhuma liderança sem um bom time que a cerque e que faça toda a estrutura do gabinete e do mandato girar”. Ex vereador de Colatina, sua cidade natal, e no primeiro mandato como deputado estadual, sendo também Ouvidor da ALES, Renzo falou de desenvolvimento e defendeu o papel do vereador: “Estamos aqui hoje para dizer que Cachoeiro precisa continuar sendo a princesa e a capital do sul do estado e, para isso, nós precisamos fazer uma política translúcida, para todos, com seriedade e, principalmente humanismo. A etimologia da palavra vereador é ‘o homem que sabe os caminhos” e, às vezes, é muito mal entendido pela sociedade. Mas, eu fiz minha própria etimologia: eu digo que o vereador é o homem que vê a dor, que está mais próximo da sociedade, é o para-choque. Todas as demandas recaem sobre ele. Sofri na minha pele quando fui vereador”.

Emendas Parlamentares

Renzo também falou sobre iniciativas na área da saúde e combate à pandemia, um dos principais focos de suas proposições e emendas, como o “Pré Natal em casa”, para que a gestante não de exponha à covid-19 ao sair, a vacinação preferencial para professores, oficiais de justiça e trabalhadores de supermercados, e emenda no PPA estadual que destinou R$4 milhões para investimentos na saúde da família e equipes de PSF.

Além dos R$ 400.000,00 que empenhou diretamente para a saúde, também já destinou, ao longo do mandato, R$1,2 milhão para a agricultura. “O homem do campo, que gera 15% do PIB do estado, fora a industrialização do bem produzido, sofre muito com as intempéries. Hora chove demais, hora há muito sol. Sofremos muito e tiro o chapéu para quem consegue produzir aquilo que não se pode guardar.

Para Cachoeiro, o deputado anunciou os valores de R$20.000,00 para o Hospital Infantil, R$20.000,00 para a Santa casa e R$10.000,00 para aquisição de materiais esportivos.

dep Renzo