Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Depressão é tema de palestra na Câmara

Depressão é tema de palestra na Câmara

por Camila Reis publicado 19/09/2019 18h10, última modificação 19/09/2019 18h10
Depressão é tema de palestra na Câmara

Elivane

A Ouvidoria da Mulher promoveu na tarde esta quinta-feira mais uma palestra para os servidores da Câmara de Cachoeiro. O tema abordado foi a depressão, considerado o mal do século, e a palestrante foi a psicóloga Elivane da Silva Santos.

A profissional destacou que traumas e problemas não resolvidos podem levar à depressão e que o acompanhamento familiar é muito importante na superação do problema.” Nós trabalhamos com terapia, que ajuda o paciente a se reconstruir emocionalmente de maneira sólida. Não é rolar escada abaixo. É descer degrau por degrau”, destaca Elivane.

Ela destaca que muitos sintomas podem indicar que se está entrando num processo depressivo: elas estão sempre de espírito armado, desanimadas, apresentam cansaço excessivo, desinteresse, indecisão, medo, insegurança e desamparo.

Elivane Silva diz que é importante ficar atento diante do aumento do número de suicídios, geralmente provocado por depressão, que é um distúrbio neuroquímico que precisa ser tratado como a diabetes, a pressão alta e outra doenças em que as pessoas prestam atenção. “ É preciso procurar um profissional com quem você tenha afinidade. Chega um momento em que as terapias não dão conta e é preciso recorrer ao psiquiatra e aos medicamentos”.

A vereadora Renata Fiório, Ouvidora da Mulher, enfatiza que as palestras aos servidores é para oferecer subsídio para que possam superar obstáculos. “ Cada mês tratamos de um tema. No Setembro Amarelo achamos por bem achamos por bem abordar a depressão, que provoca tantos suicídios. Nosso objetivo é que contribua para o bem estar social e emocional de cada um que trabalha na Câmara de Cachoeiro”.

Por Anete Lacerda