Danos causados pela chuva, agradecimentos, cobranças - Resumo dos pronunciamentos da última sessão ordinária de 2022
Resumo dos Pronunciamentos
Sessão Ordinária do dia 20/12/2022
Osmar Chupeta (Republicanos)
Pediu aos demais vereadores que respeitem os pedidos encaminhados pelos demais ao executivo e não levem crédito pelo trabalho alheio. Queixou-se de ineficiência no serviço de coleta de lixo: Os coletores passaram na rua Ecoporanga, no Zumbi, juntaram os sacos da rua toda em um local e não voltaram para recolher, propiciando que sejam arrastados pela chuva e obstruam as galerias de drenagem, além da sujeira e mal cheiro na porta das residências. Cobrou ao prefeito que faça o pagamento do abono salarial dos professores. Disse não entender como um município do tamanho de Cachoeiro não tem hospital público e afirmou que vai continuar lutando pela saúde. Elogiou a grande trajetória de Ferraço na política Cachoeirense.
Ary Corrêa (Patriota)
Manifestou tristeza pela comunidade de Pedra Lisa, cujas estradas estão intransitáveis, impedindo transporte escolar, deslocamento de doentes e escoamento de produção rural, e Pacotuba, que teve muitas casas inundadas com as chuvas pela falta de drenagem. “A secretaria de interior é inútil pra Cachoeiro de Itapemirim”. Cobrou promessa de secretaria de ensaibrar ou pavimentar em Revsol área no Monte Belo, onde era a granja, desassoreamento do córrego do bairro, passível de inundar residências com as chuvas, além de outras necessidades da região. “Minha comunidade está abandonada desde 2021”.
Alexandre de Itaoca (PSB)
Relatou alagamento em Pacotuba com enxurrada vinda da comunidade de Mangueira. Visitou o distrito pela manhã e pode constatar o problema da drenagem, já encaminhando as demandas às secretarias responsáveis e agradecendo o apoio recebido pela comunidade. Esclareceu intenção de reunião promovida entre vereadores do distrito, que acredita não ter ficado clara para outro vereador, reforçando que não está deixando a base aliada do governo. “Tenho sempre pessoas na porta me cobrando e é no executivo que tenho que buscar o recurso, as melhorias que minha comunidade precisa. Sei que ainda falta muito a fazer em Itaoca, mas sou incansável como representante do povo”.
Vandinho da Padaria (PSDB)
Agradeceu à equipe da secretaria de agricultura pelo pronto atendimento, restituindo a passagem na estrada do Espirote, que ficou interditada por quedas de árvores e barreiras devido à chuva. Pediu à secretaria de meio ambiente que monitore o córrego do São Geraldo que pode transbordar devido ao assoreamento.
Paulinho Careca (PSB)
Entregou a Comenda Helio Sampaio a Lucas Sampaio, filho do saudoso compositor. Agradeceu pela pavimentação da estrada de Bebedouro, em Córrego dos Monos, drenagem na Rua 1, do bairro IBC, que receberá também pavimentação, e serviço de capina e retirada de entulhos também na região do IBC. Pediu que a população denuncie no 156 os vizinhos que voltam a colocar entulhos nas ruas e calçadas logo após o serviço de limpeza. Cobrou que a empresa responsável pela obra da Av. Jones dos Santos Neves mantenha a via em boas condições de tráfego até terminar a pavimentação. Cobrou também intervenção para que os pedestres possam atravessar em segurança no trecho próximo ao Posto Caiçara, já que a secretaria de urbanismo tem deixado a desejar e não viabiliza passarela, que seria a solução ideal. Criticou a exigência do Habite-se ou Alvará de Construção, por parte da mesma secretaria, para instalação de empresas, mesmo em locais antigos. “Quero saber quantos pedidos de instalações de empresa em Cachoeiro foram negados neste ano”. Pediu providências quanto ao grande número de pequenos animais – cães e gatos – abandonados nas ruas de Cachoeiro. Registrou que já é o segundo ano que os servidores da prefeitura encerram sem a reposição inflacionária salarial.
Leo Cabeça (PDT)
Justificou recapeamento asfáltico em Soturno pelo DER, no trecho que foi municipalizado. Mesmo que a população julgue que outros trechos precisariam mais e não receberam a melhoria, o DER precisou fazê-lo para entregar a via ao município em condições adequadas. Explicou que a atribuição do vereador é pedir, cobrar e fiscalizar, e que conseguiram conquistar recursos estaduais e federais para muitas melhorias em Soturno e Gironda, porém o que está demorando não é por responsabilidade dos vereadores. Explicou o atraso de várias obras e serviços, algumas paralisadas pela chuva, outras por pendências e burocracia. “Infelizmente se esquecem que o vereador não é o responsável por executar nada”. Informou que, após muitos impasses, a rede de esgoto de Soturno e Gironda finalmente foi ligada.
Marcelinho Fávero (PL)
Relatou visita às estradas de Santa Fé de Cima, acompanhado de representante do executivo. Informou que o prefeito já sinalizou o lançamento de diversas melhorias para o bairro Agostinho Simonato, e que a comunidade de Olho D’Água, que liga São Joaquim a Coutinho, já estará recebendo atendimento para reestabelecer o trânsito da estrada, danificada pelas chuvas. Comemorou o desassoreamento do córrego do Gilson Carone, evitando alagamento com as últimas chuvas, e a concretagem de rua no alto do bairro.
Arildo Boleba (PDT)
Felicitou Allan pelo novo mandato como deputado, pedindo que “pense com carinho” em Caeté, Alto Moledo e outras localidades de Itaoca que precisam de melhorias. Agradeceu à prefeitura pela pavimentação em revsol de Valão de Areia. Convidou todos os vereadores para reunião com Nuno para tratar da remuneração dos operadores de máquinas do município.
Allan Ferreira (Podemos)
Discursou sobre sua trajetória desde o primeiro mandato como vereador, agradecendo o apoio da esposa em cada etapa da vida. Pediu aos demais vereadores que continuem sua luta pela valorização de categorias do serviço municipal, como os operadores de máquinas e professores. Agradeceu o apoio do prefeito e secretários na sua eleição para deputado estadual. Em nome do Podemos, agradeceu também a Rodrigo Sandi pela parceria e pelo bom trabalho no mandato, falou sobre a representatividade do partido no legislativo estadual e federal e do quanto os eleitos que já saíram de Cachoeiro nos mandatos anteriores trouxeram benefícios para a região. Reforçou a importância de se trazer um hospital público para Cachoeiro, pauta recorrente em seus discursos como vereador e que pretende levar à Assembleia.
Brás Zagotto (Podemos)
Discursou agradecendo aos vereadores e servidores por finalizar esta gestão como presidente da Casa da melhor forma possível: com as contas e salários em dia e realizando diversos investimentos. Reforçou que, na parte política, faz seu papel como presidente da melhor forma possível, colocando todas as matérias do executivo para votação e deixando para os articuladores do prefeito a tarefa de consegui a aprovação. Relatou o empenho para tentar reabrir a casa de show Mansão, em Monte Líbano, geradora de empregos na região, que não consegue liberação devido à proximidade com o rio, sendo que outros estabelecimentos da região estão funcionando. Afirmou que a secretaria de urbanismo não tem liberado obra alguma, a não ser para alguns poucos “grandes”, exigindo burocracia desnecessária. (Alexandre de Itaoca, em aparte, denunciou também a proibição de realização de eventos nos ginásios municipais, tão importantes para as associações de moradores das localidades). Lembrou que, nas últimas eleições, houve uma grande rejeição ao governo estadual em virtude da má gestão municipal, do mesmo partido. Entregou homenagem especial ao Jornal O Fato, representando o proponente, vereador Rodrigo Sandi.
Rodrigo Sandi (Podemos)
Agradeceu pelas vitórias conquistadas em 2022, pelo mandato que será definitivo com a eleição de Allan para a Assembleia Legislativa, e pelo apoio recebido do prefeito. Falou do orgulho de ser um dos representantes do bairro Zumbi na Câmara e das atribuições do legislativo e do executivo.
Marcelinho Fávero (PL)
Falou do resultado positivo do evento KM Solidário, pedalaço que arrecadou mantimentos para famílias da região. Agradeceu pelo ano de 2022 e pediu que Deus abençoe 2023.