Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Contadora pede que Prefeitura incentive doações pelo imposto de renda

Contadora pede que Prefeitura incentive doações pelo imposto de renda

por Célia Ferreira publicado 14/05/2024 16h30, última modificação 14/05/2024 17h54

A convite do vereador Alexandre Maitan, a contadora Gislane Maria Fernandes esteve na Câmara nesta terça-feira para divulgar uma modalidade de doação que poder ser feita através das declarações de imposto de tenda pessoa física. Além disso, ela defendeu que, a exemplo do que ocorre em outros municípios, a Prefeitura fala a divulgação deste recurso, para estimular os contribuintes a doarem.

A contadora esclareceu que, em dezembro, todo cidadão pode fazer uma doação de 6% do imposto de renda para qualquer instituição em que ele acredite e confie, como a Apae, a Rochativa ou qualquer outra. Já no mês de maio, a doação é feita apenas para os fundos do idoso e o da criança e adolescente. Posteriormente, as instituições interessadas irão pleitear esses recursos, através da apresentação de projetos.

No entanto, segundo a contadora, as pessoas não têm conhecimento de que podem fazer doações através do imposto de renda , e por isso atualmente menos de 3% dos contribuintes utilizam este método. “Mas nós, contadores, sabemos que a gestão dos fundos é muito séria, e os recursos realmente chegam às instituições depois de dois anos, para serem utilizados de acordo com as necessidades de cada uma”, afirma.

Gislane demonstrou ainda que em 2023, em Cachoeiro, quase R$ 7 milhões poderiam ter sido destinados às instituições, mas apenas R$ 169 mil foram doados. Hoje, apenas com as declarações que já foram entregues, mais de $ 3 milhões já poderiam ter sido doados, mas isso não ocorreu. “Mas é possível fazer o ajuste e incluir essa declaração”, incentiva.