Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Conselho fala sobre situação da merenda em Cachoeiro

Conselho fala sobre situação da merenda em Cachoeiro

por Célia Ferreira publicado 23/11/2021 18h57, última modificação 23/11/2021 18h57

A convite do vereador Sandro Irmão (PSD), representantes do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CMAE) estiveram na Câmara de Cachoeiro nesta terça-feira (23) para explanar sobre a atuação da entidade.

A presidente do CMAE, Adriana de Azevedo Rodrigues, explicou que o conselho é um órgão consultivo e deliberativo, que atua de acordo com a legislação federal, e cuja equipe passa por cursos e treinamentos constantes. Sua função principal é zelar pela promoção da alimentação escolar de qualidade, fiscalizando desde a realização dos processos licitatórios até a entrega da refeição nos pratos dos alunos.

Adriana relatou que, em Cachoeiro o CMAE realiza visitas semanais às cozinhas e almoxarifados das escolas, faz a análise de documentação, processos e produtos, analisa o preparo dos pratos, enfim, acompanha todo o caminho da merenda. O órgão possui quatorze membros, entre servidores do Poder Executivo, professores, pais de alunos e sociedade civil, e, segundo ela, a excelência do trabalho realizado pela equipe é motivo de elogios e reconhecimento até mesmo em nível nacional.

Respondendo a questionamento do vereador Paulinho Careca (PSB) sobre reclamações acerca de alimentos com data de validade vencidas e falta de proteína animal nas escolas, a presidente explicou que toda denúncia deve ser encaminhada ao Conselho. No caso de comprovação de alimentos vencidos, a escola é notificada, e, de acordo com as circunstâncias, pode-se levar a denúncia adiante, até mesmo ao Ministério Público.

Com relação à falta de carne, Adriana disse que, de fato, a denúncia procede, pois a empresa que ganhou licitação está impedida de entregar a carne por falta de documentação. Ela informou, inclusive, que hoje o Conselho se opõe à entrega do produto, já que faltam apenas duas semanas para o fim das aulas, e o município não tem condições de estocar a carne até o reinício, no ano que vem.

O vice-presidente do CMAE, Cláudio Vilarinho, falou da responsabilidade das funções do Conselho, e pediu que os vereadores se articulem junto a parlamentares estaduais e federais, com o intuito de conseguirem emendas orçamentárias para a aquisição de uma câmera fria, câmera de congelamento e um veículo frigorífico para o órgão.

Vilarinho também pediu que os vereadores refutem e denunciem qualquer notícia ou boato sobre o pagamento de salários aos conselheiros. “Isso é mentira, nosso trabalho é voluntário, em benefício dos nossos filhos, das crianças de Cachoeiro e de toda a sociedade. E fazemos com seriedade, fiscalizamos mesmo, doa a quem doer”, finalizou.