Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Comissão de Mobilidade se reúne com fretistas

Comissão de Mobilidade se reúne com fretistas

por Anete — publicado 01/11/2019 12h12, última modificação 01/11/2019 12h12

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara de Cachoeiro, presidida pelo vereador Delandi Macedo, tendo como suplente a vereadora Renata Fiório,  se reuniu na manhã desta sexta-feira (01) com os fretistas que fazem ponto na Avenida Beira Rio.

A convite da Comissão, participou da reunião o secretário de Desenvolvimento Urbano Jonei Santos Petri, que prestou esclarecimentos sobre a necessidade de retirada dos caminhoneiros do espaço em função do reordenamento a partir da implantação do estacionamento rotativo. Participou também o técnico da Semdurb Kleber Paiva.

Os fretistas, que já tinham usado a tribuna da Câmara na sessão da última terça-feira, afirmaram  estar dispostos a pagar pela utilização do espaço, mas foram informados que isso não seria mais possível a partir da efetivação do rotativo, que já está funcionando em caráter experimental.

“ Trabalhamos pela legalidade. O estacionamento rotativo vai garantir que o espaço público seja usado de forma democrática. Ele não pode ser privatizado e um setor não pode ser  priorizado em detrimento do outro. É exatamente isso que o rotativo vai disciplinar, já que vai determinar um tempo máximo de permanência. Não há como relativizar”, esclarece Jonei Petri.

O vereador Delandi Macedo destacou a importância da construção de uma alternativa que contemple os interesses e necessidades dos frentistas, que são chefes de família, mas dentro da legalidade. “ Nosso trabalho sempre será no sentido de priorizar os trabalhadores, mas sem prejudicar o ordenamento do espaço urbano. Saímos daqui hoje com o compromisso de acompanhá-los para ver outros locais que eles entendam como viáveis. Tanto a Câmara como a Prefeitura querem o melhor para todos”.

A vereadora Renata Fiório, que já havia convidado os fretistas para usarem a tribuna na sessão de terça-feira, ressaltou a importância da discussão, ratificando que o espaço público realmente não pode ser usado de forma privada, mas que uma solução precisa ser encontrada, para que chefes de família não sejam prejudicados.

“ Essa Comissão acompanhará de perto esses trabalhadores e juntos encontraremos a melhor solução”.

Romildo Batista de Oliveira, que falou em nome dos motoristas de frete, agradeceu a atenção com que foram tratados pelos vereadores e diz que a partir da reunião de hoje  já pensam num local alternativo, próximo à Rua 13 de Maio, na Linha Vermelha, nas imediações de onde seria implantado o restaurante popular. “ Vamos ver se é possível. Precisamos trabalhar e ali é próximo ao centro”.