Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara lança Manual Didático da Escola do Legislativo

Câmara lança Manual Didático da Escola do Legislativo

por Anete — publicado 28/12/2020 14h00, última modificação 04/01/2021 12h50

A Câmara de Cachoeiro, através da Escola do Legislativo, inaugurada em setembro do ano passado para capacitar vereadores, servidores, assessores e também para atender a comunidade, lançou o Manual Didático do Poder Legislativo com esclarecimentos sobre a função dos vereadores e da Casa de Leis Municipal. O documento poderá ser consultado no site do Legislativo cachoeirense.

Dentro do planejamento inicial, a Escola do Legislativo, além da capacitação para o público interno, teria  percorrido vários bairros do Município para interagir com os moradores e desenvolvido também o Projeto A Escola vem à Câmara, de incentivo à visita de estudantes à Casa de Leis para conhecer o seu funcionamento,  mas em função da pandemia esses planos tiveram que ser adiados.

“ Queremos que todos tenham conhecimento do que o vereador pode ou não fazer. Que saibam exatamente quais são as atribuições da Câmara Municipal. Acima de tudo que o povo entenda que essa Casa é dele e que deve acompanhar e fiscalizar de perto o mandato, os trabalhos e que saiba quais são os seus direitos como eleitor e como cidadão”, ressalta o vereador Diogo Lube (PP), coordenador da Escola do Legislativo.

O coordenador destaca ainda que entre as atribuições da Escola está o desenvolvimento de programas voltados para a formação de futuras lideranças sociais e políticas, o incentivo a projetos de ensino e pesquisas acadêmicas sobre a gestão pública, em parceria com outras instituições de ensino. “Esse Manual é uma ferramenta importante para dar conhecimento à comunidade do que podemos fazer aqui. Nosso desejo é que seja muito útil. Tão logo passe a pandemia, falaremos dele em encontros presenciais”.

Alexon Soares Cipriano(Republicanos), presidente da Câmara, diz que a confecção do documento é mais um passo para tornar transparente e acessível a rotina de trabalho na Casa. “Sempre acreditamos que os interesses coletivos devem ser a nossa pauta principal. E levar informações sobre o Legislativo é democratizar o acesso à vida legislativa. A Escola do Legislativo em breve poderá cumprir na totalidade a função para a qual foi criada, mas o Manual já é um passo muito importante nessa direção”.

Link para acesso ao material: Manual do Poder Legislativo Municipal — Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim