Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara debate atendimento preferencial em bancos

Câmara debate atendimento preferencial em bancos

por Celia — publicado 03/04/2018 17h40, última modificação 04/04/2018 09h00

A pauta da sessão desta terça-feira (03) incluiu em primeira discussão projeto do vereador Antônio Geraldo (PP), que adequa a legislação municipal sobre o atendimento preferencial em instituições bancárias a alterações realizadas no Estatuto dos Idosos, incluindo a criação de uma nova faixa de prioridade, para os clientes acima de 80 anos, considerados ainda mais vulneráveis que os demais. Segundo o vereador, antes da votação da matéria, será feita uma reunião com representantes do Procon e instituições bancárias do município para debater o tema. A reunião vai ocorrer na quarta-feira (04), às 15h00, no plenário da Câmara.

Antecipando-se à reunião, o bancário Edmilson Paixão, representando o Sicoob Credirochas, esteve na Câmara nesta terça-feira (03), a convite da vereadora Renata Fiório (PSD), defendendo outras alterações na lei que trata do atendimento diferenciado para idosos, gestantes e deficientes nas agências bancárias.

Segundo ele, o Sicoob reconhece a necessidade de ofertar atendimento especial a estas categorias. No entanto, segundo ele, o texto da lei atual, que determina o atendimento prioritário amplo e imediato, acaba por levar as instituições a ferirem os dispositivos que estabelecem o tempo máximo de espera para os demais usuários.

Edmilson lembrou que há outros locais e estabelecimentos em que não se exige este tipo de atendimento, mas sim o uso de filas preferenciais, como é o caso dos supermercados. E mencionou também os ônibus, em que apenas uma parcela dos assentos, e não todos, é reservada os usuários prioritários. “Se fosse diferente, certamente haveria um problema para o atendimento do público em geral”, afirmou.

Por que a instituição financeira deve ser tratada e fiscalizada de forma diferente?”, questionou, lembrando que os estabelecimentos bancários já cumprem muitas outras normas relativas ao bom atendimento e sofrem uma fiscalização rigorosa. Apenas o Credirochas, garantiu, já soma mais de R$ 400 mil em multas. Edmilson afirmou que a instituição estará representada na reunião convocada por Antônio Geraldo para debater o assunto.