Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara de Cachoeiro: primeira sessão de 2023 acontece em 14 de fevereiro

Câmara de Cachoeiro: primeira sessão de 2023 acontece em 14 de fevereiro

por Célia Ferreira publicado 07/02/2023 13h40, última modificação 07/02/2023 15h18

A primeira sessão ordinária de 2023 da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, prevista para acontecer nesta terça-feira (07), foi transferida para a terça-feira da próxima semana (dia 14). O adiamento acontece devido às obras de reforma arquitetônica para acessibilidade, incêndio e pânico do Edifício Juarez Tavares Matta, sede do Poder Legislativo.

Reivindicadas há muitos anos pela comunidade, especialmente pelas entidades representativas das pessoas com deficiência, as obras foram iniciadas no final de dezembro, após o começo do recesso parlamentar, período em que não ocorrem as reuniões semanais dos vereadores.

O segundo andar, onde está instalado o plenário, foi o primeiro local do prédio a receber as intervenções, e o encerramento desta primeira etapa estava previsto para 1º de fevereiro. No entanto, por se tratar de uma edificação muito antiga, surgiram imprevistos que atrasaram o cronograma em uma semana, tornando necessário o adiamento da primeira sessão. E, como ainda está em andamento o serviço de reinstalação da rede lógica e de computadores, nem mesmo a realização de sessão online seria possível.

Apesar de insatisfeito com o pequeno atraso no cronograma, o presidente da Câmara Municipal de Cachoeiro, Brás Zagotto, afirma que o transtorno é compreensível e necessário, e vai trazer ganhos para Cachoeiro. “Vamos entregar uma obra de qualidade e que respeita nosso patrimônio histórico e cultural, além de atender a todas as exigências legais”, diz o presidente.

Acessibilidade e novas tecnologias

O edifício-sede da Câmara foi construído no final dos anos 40, após demolição do prédio original construído em 1903. Ao longo das décadas, passou por reformas e adaptações importantes. Apesar disso, uma nova reforma tornou-se necessária, para atender ao avanço da legislação de acessibilidade, o surgimento de novas tecnologias e as atuais normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros e outros órgãos.

O projeto trata das modificações arquitetônicas internas e externas do prédio. Estão incluídos projeto de acessibilidade , partindo da área da praça Jerônimo Monteiro, com instalação de elevador panorâmico, e também a construção de uma estrutura com saída alternativa para situações de risco e pânico, conforme exigência do Corpo de Bombeiros. Além disso, serão executados os projetos elétrico e sanitário, com a inclusão de banheiros acessíveis nos andares; ampliação do estacionamento, com área específica para motocicletas, e vários outros itens, como o redesenho das divisórias internas.

A reforma está sendo realizada pela Construtora Menicucci, vencedora da licitação realizada em novembro de 2022, ao custo de R$ 1.610.118,34. As informações sobre o processo licitatório estão disponíveis no site da Câmara e todos os detalhes da obra podem ser acompanhados pelos cidadãos através do sistema Geo-Obras, do Tribunal de Contas do estado.