Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara de Cachoeiro ganha painel artístico e Centro fica mais colorido e alegre

Câmara de Cachoeiro ganha painel artístico e Centro fica mais colorido e alegre

por Pammela Volpato publicado 24/06/2024 11h24, última modificação 24/06/2024 11h24

Quem passa pela Praça Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, se depara com uma obra de arte que vem chamando a atenção. Trata-se de uma pintura do artista gráfico Raí Bolzan, que retrata pontos turísticos da cidade como a Casa dos Braga, a Casa de Cultura Roberto Carlos, a Ponte de Ferro e o Teatro Rubem Braga.

A pintura foi feita em uma parede lateral da Câmara de Vereadores, a pedido do presidente Brás Zagotto (Podemos). Uma grande alavanca para fomentar o cenário artístico e turístico de Cachoeiro.

O mural artístico tem 20 metros de altura por 8 de comprimento, e, para concluir o trabalho, o artista usou 180 latas de spray e 20 litros de verniz. A arte, que teve como técnica o grafite, durou seis dias para ficar pronta.

O painel da Câmara é uma das maiores obras artísticas do Sul do Estado e tem ampla possibilidade de visualização, a partir de pontos de vista de curta, média e longa distâncias.

Brás acredita que intervenções artísticas, a céu aberto, são maneiras de democratizar a arte, bem como de valorizar o trabalho dos artistas locais. “A arte encanta quem passa aqui pelo Centro de Cachoeiro. As pinturas escolhidas representam toda nossa diversidade e potencial turístico. Além de trazer vida, cor e alegria, valoriza o trabalho do artista local e aproveita um espaço ocioso. Com essa intervenção o prédio da Câmara que já está todo repaginado e mais bonito, acabará se tornando mais um ponto turístico da nossa cidade”.

Curiosidade e admiração

Quem vê o mural, de longe ou de perto, já sente admiração pelos traços. O ex-vereador e historiador, Higner Mansur, é uma das pessoas que acompanhou de perto a execução do trabalho. “Com certeza esse local será mais um ponto turístico e trará muitos visitantes, tanto cachoeirenses quanto turistas. Muito sucesso e parabéns para os idealizados, está lindo”, disse Higner em suas redes sociais.

Muro

O muro que fica em frente e na lateral da sede do Legislativo também receberam intervenções artísticas. A nova pintura do muro, também assinada por Raí Bolzan, tem como base o brasão do município. “Utilizando o grafite, fizemos uma releitura do brasão, destacando o pé de café, que tem enorme importância para a economia do município”, destacou o artista.

Raí um artista completo, com muita criatividade e dedicação pela que faz. Seus trabalhos nos enchem de orgulho e estamos muito felizes com esse resultado incrível aqui no prédio do Câmara. Convidamos todos os cachoeirenses e suas famílias a apreciarem essas obras de arte. É uma atração gratuita”, ressaltou Zagotto.

Sobre o artista

Raí Bolzan é natural de Cachoeiro de Itapemirim e começou a produzir arte nas ruas quando ainda jovem. Hoje transita em diversos estilos com produções detalhadas e realistas em telas e murais, mantendo ainda a essência pintando nas paredes das cidades.

Sua ilustração principal batizada de “Vegetação Tibetana”, nasceu durante a pintura externa de um templo budista em Vitória (ES), concebida com o objetivo de elevar o observador para um local distante de onde está.