Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara cria semana de conscientização sobre a perda gestacional

Câmara cria semana de conscientização sobre a perda gestacional

por Célia Ferreira publicado 24/11/2021 11h25, última modificação 24/11/2021 11h24

O vereador Sandro Irmão (PSD) acredita que, embora o luto de pais que perdem filhos seja motivo de empatia, o poder público pode e deve ir mais longe. Para ele, é necessário humanizar o atendimento nos serviços de saúde nos casos de perda gestacional, neonatal e infantil, além de proporcionar às famílias enlutadas o acesso aos direitos previstos em leis. “É importante sensibilizar a sociedade e os profissionais da saúde e de áreas jurídicas para que ajudem a validar o luto materno e paterno, especialmente no reconhecimento ao direito a licenças maternidade e paternidade”, alerta.

Por isso, o vereador apresentou projeto de lei, aprovado por unanimidade nesta terça-feira (23) pela Câmara de Cachoeiro, que cria a “Semana de conscientização da perda gestacional, neonatal e infantil”. O objetivo do projeto é dar visibilidade aos problemas trazidos pela perda gestacional e neonatal, criando oportunidades para a promoção de ações voltadas para a conscientização e informações sobre o assunto.

Sandro considera que a prefeitura deve utilizar a data para a realização de eventos como reuniões e palestras, inclusive com médicos que relatem sobre as possíveis causas e tratamentos para evitar abortos espontâneos e o nascimento repetido de prematuros com consequência de morte. Outra necessidade, afirma, é a distribuição de cartilhas sobre o assunto em que sejam divulgadas também as atitudes que psicólogos acreditam favorecer a saúde psíquica e o luto saudável. “A perda gestacional pode provocar um enorme impacto emocional nas famílias, e nossa intenção é dar suporte a todas que passam por este sofrimento”, finaliza.