Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara aprova novo brasão para o município

Câmara aprova novo brasão para o município

por Celia — publicado 14/03/2018 09h39, última modificação 14/03/2018 09h39
Câmara aprova novo brasão para o município

Novo brasão de Cachoeiro

A Câmara Municipal aprovou na sessão desta terça-feira (13) um novo brasão de armas para Cachoeiro. O brasão é um desenho que identifica o município e possui elementos que representam algumas de suas características. Seu uso é obrigatório pelos poderes públicos em situações específicas, como a correspondência oficial. A matéria segue para sanção do Poder Executivo.

A autora do projeto aprovado por unanimidade, vereadora Renata Fiório (PSD), afirma que o novo desenho atualiza o brasão, já que o antigo possui elementos que não traduzem mais a realidade do município, numa referência às sete torres que representam o número de distritos existentes à época da criação do antigo brasão. Hoje, Cachoeiro possui onze distritos.

Além disso, a vereadora garante que, diferente do anterior, o novo desenho, observa as normas da Heráldica – arte ou ciência de identificação, descrição e criação de brasões. Ele tem as seguintes representações: um escudo que evoca a origem lusitana e colonizadora, principal formadora da nacionalidade brasileira; a coroa-mural, que significa que o brasão identifica um município; o ramo de café, nosso principal produto agrícola; e o listel, faixa com a data de emancipação e denominação do município.

No interior do escudo, permanecem os mesmos desenhos: três monolitos, que representam blocos de mármore, além de fazerem alusão ao monumento natural do Itabira; a roda dentada, representando a indústria cachoeirense; um desenho que, retirando-se a esfera, é uma cabeça de boi, aludindo à atividade pecuária, e, com a esfera, representa o homem cachoeirense; e a pena, representando a cultura e as letras de Cachoeiro.