Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara aprova apadrinhamento afetivo

Câmara aprova apadrinhamento afetivo

por Anete — publicado 16/10/2019 13h40, última modificação 16/10/2019 15h40

Os vereadores de Cachoeiro aprovaram na última sessão projeto do Poder Executivo que prevê o apadrinhamento afetivo de crianças acima de sete anos e  adolescentes destituídos ou suspensos do poder familiar abrigados em instituições de acolhimento no município.

A nova lei pretende incentivar laços de afeto e cuidado ao permitir que famílias(padrinhos afetivos) e empresas ou profissionais (padrinho prestador de serviços) e padrinhos provedores (os que dão suporte material ou financeiro através da doação de material escolar, calçados, brinquedos, tratamento médico e até mesmo recursos financeiros para a instituição) ajudem essas crianças, convivendo no seu dia a dia, ou oferecendo ajuda material e financeira.

“ Esse projeto é de fundamental importância, já que permite, dentro de critérios bem definidos e sob acompanhamento e orientação de técnicos especializados, que as crianças possam passar tempo fora dos abrigos. É uma forma de minimizar o sentimento de solidão e abandono e de criar vínculos afetivos que podem dar o suporte emocional que as crianças precisam. Aprovamos por unanimidade porque essa iniciativa pode mudar a vida dessas crianças e adolescentes”, enfatiza Alexon Soares Cipriano, presidente da Câmara de Cachoeiro.

Os candidatos a padrinho afetivo deverão participar de capacitações semestrais e rodas de conversas bimestrais para troca de experiências. Os interessados em se cadastrar  devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.