Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Ascosul poderá ser parceira da Casa das Comunidades

Ascosul poderá ser parceira da Casa das Comunidades

por Anete — publicado 10/09/2019 12h25, última modificação 10/09/2019 12h25

Alexon Soares Cipriano, presidente da Câmara de Cachoeiro, recebeu na manhã desta quarta-feira representantes da Associação dos Contabilistas do Sul do Estado do Espírito Santo - Ascosul. Na pauta, o apoio da entidade à Casa das Comunidades, espaço que em breve será disponibilizado às associações de moradores e outras entidades sem fins lucrativos, para uso não permanente.

O objetivo é que a diretoria das instituições possam ser orientadas sobre todos os passos para que funcionem 100% dentro da legalidade do ponto de vista contábil." Queremos preparar as associações para que trabalhem organizadas,  de forma coletiva, deixando de lado o individualismo. Se estiverem estruturadas e legalizadas, têm mais força e poderão inclusive receber emendas parlamentares e outras para realizarem ações em suas comunidades. Para isso precisarão estar em dia com as obrigações legais e prestar contas", destaca Alexon.

Clair Martins da Silva, presidente da Ascosul, afirma que a proposta da Câmara de Cachoeiro é muito interessante porque vai melhorar o convívio com muitas instituições, que hoje ainda não sabem que uma diretoria de associação tem outras obrigações além da prática, de correr em busca de obras e serviços para o bairro.

" Se essas obrigações contábeis e legais não forem levadas a sério podem culminar no fracasso da associação de moradores. O presidente geralmente é leigo e não sabe o que precisa ser feito e o contador indica o caminho. É preciso se profissionalizar para crescer. E vamos avaliar de que forma esse trabalho de orientação poderá ser feito".

A Ascosul já solicitou nova agenda para tratar de outras pautas, entre elas o Plano Diretor Municipal. " Vamos nos mobilizar para ouvir as sugestões em relação ao PDM e a outras demandas. Todos aqui concordamos que as leis precisam ser indutoras de desenvolvimento e não freio do crescimento", finaliza Alexon Soares Cipriano..