Aprovada campanha de conscientização contra violência doméstica
Câmara aprova campanha de conscientização contra violência doméstica
A Câmara de Cachoeiro aprovou nesta terça-feira (18) a criação de uma campanha institucional denominada “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”. O projeto de lei foi apresentado pelos vereadores Alexandre Maitan (DEM) e Júnior Correa. A campanha possibilitará que a informação chegue a população, conscientizando sobre como agir no caso de alguma mulher mostrar o sinal vermelho na palma da mão, de forma segura, para pedir ajuda, denunciando os agressores.
“Apresentamos o projeto em março, no mês da mulher. É mais um incentivo para que as mulheres que estejam sofrendo violência doméstica procurem ajuda, denunciem, vão até à polícia ou busquem o apoio da nossa Ouvidoria. A campanha é permanente, para poder conscientizar cada vez mais mulheres e homens de que a gente tem que lutar sempre contra essa violência que mancha a nossa sociedade”, diz o vereador Juninho.
Maitan, que é Ouvidor da Mulher na Câmara Municipal, lembra que a violência contra a mulher cresceu de forma assustadora no período de pandemia, em todas as classes sociais. Segundo ele, o projeto de lei tem a finalidade de oferecer mais segurança, proteção e amparo às mulheres vítimas de violência doméstica, seguindo os parâmetros da campanha “Sinal vermelho contra a violência doméstica”, criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
“A ouvidoria tem buscado ações que visam o encorajamento dessas mulheres a denunciarem seus agressores, a conscientização da sociedade para entender um pedido de socorro , mas principalmente, para onde encaminhá-las nestas situações”, diz Maitan. O projeto segue agora para sanção ou veto do Poder Executivo.