Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Apaches quer apoio da Câmara para inclusão de autistas no mercado de trabalho

Apaches quer apoio da Câmara para inclusão de autistas no mercado de trabalho

por Célia Ferreira publicado 12/04/2022 17h30, última modificação 12/04/2022 17h46

Para registrar a passagem do “Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo”, o vereador Allan Ferreira (Podemos) convidou as representantes da Associação de Pais de Autistas de Cachoeiro e Sul do ES (Apaches) Edna Alice Andrade da Costa Figueiredo (presidente) e Telma Verediano Costa para falarem sobre o tema nesta terça-feira (12), na Câmara de Cachoeiro. As Em seus pronunciamentos, as duas fizeram o que Edna chamou de “um pedido de socorro”: que os vereadores entrem na luta para que se faça cumprir no município a legislação federal para incentivar a inclusão dos autistas no mercado de trabalho.

Temos lutado muito e conseguimos várias vitórias para as crianças autistas no município. Mas elas crescem! E o que será delas quando se tornarem adultas?”, questionou Edna, pedindo que os programas de estágio de órgãos públicos e de empresas privadas considerem a contratação de autistas. “Vocês não imaginam o quanto isso é significativo e pode substituir anos de terapia na vida de adolescentes e adultos autistas”, ressaltou.

Para ilustrar sua fala, a presidente da Apaches, que é mãe de Dudu, 15 anos, um adolescente que hoje faz estágio em uma pet shop na cidade, chamou a colega Telma, mãe de Daniel, 24 anos.. O jovem, depois de iniciar a faculdade, conseguiu estágio em uma empresa cujo departamento de recursos humanos “quis apostar”, segundo ela, na contratação de um autista. Com o sucesso da iniciativa e a perfeita adequação de Daniel, ele hoje é funcionário contratado dessa empresa.

Meu filho, que tem seletividade alimentar, engordou 14 quilos, se sente útil e importante. Já foi diagnosticado como tendo o grau 2 de autismo, de moderado para grave, e seu último laudo atesta que hoje está no grau 1”, comemora. Telma afirmou, ainda, que a Apaches pode dar suporte para a implantação de qualquer política que vise a contratação de autistas por empresas e órgãos públicos: “Estamos preparados para ajudar de todas as formas e tornar isso possível”.

Edna, presidente da Apaches                                                                      Telma contou sobre a experiência de sucesso vivida por seu filho Daniel