Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Apaches informa inauguração da Casa Azul

Apaches informa inauguração da Casa Azul

por Anete — publicado 29/10/2019 18h35, última modificação 30/10/2019 06h19

A convite do vereador Allan Ferreira, a presidente da Associação de Pais de Autistas de Cachoeiro e do Sul do Espírito Santo – Apaches, Edna Figueiredo, ocupou a tribuna da Câmara de Cachoeiro na sessão de terça-feira (29) para falar da inauguração da Casa Azul, sede da instituição, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h, no Bairro Ferroviários, próximo à Casa de Apoio aos Portadores de Câncer.

No local são disponibilizadas consultas com psicólogos, balé, educação física,  judô, e apoio pedagógico, informou a presidente, que agradeceu o apoio da Primeira Igreja Batista para funcionamento do espaço. “ O atendimento é gratuito para famílias de baixa renda. Para ter a carteira, a taxa é de R$ 30,00”.

Edna ressalta que hoje em Cachoeiro existem 200 famílias autistas, 145 alunos na rede pública e cerca de 60 na rede particular, fora os muito adultos sem diagnóstico. “ Autismo não é doença, é uma síndrome genética que não tem cura, e a maioria possui essa síndrome no grau leve, então  eles têm uma possibilidade de vida normal. Se permitam conhecer um autista, zelem pelas nossas leis. Hoje temos dificuldade com professor de apoio e precisamos lutar por um Centro de Referência de Atendimento ao Autista em Cachoeiro. Agradecemos aos vereadores, especialmente ao vereador Allan, pelo apoio”.

O vereador Allan Ferreira destacou que a implantação de um Centro de Atendimento ao Autista é uma preocupação do seu mandato, e que tem feito todos os esforços e percorrido os caminhos para ver a viabilidade desse equipamento público em Cachoeiro. “ Nós estamos atentos. Essa é uma luta que também é nossa”.

O presidente da Câmara Alexon Soares Cipriano falou da disponibilidade dos vereadores em somarem esforços para as lutas que tragam benefícios coletivos e parabenizou a Apaches pelo trabalho e pela inauguração da Casa Azul. "Todos os avanços da sociedade ocorrem porque a sociedade dá as mãos e estamos aqui para darmos a nossa contribuição. As leis necessárias e de nossa competência serão apresentadas e as demandas serão avaliadas com muita atenção".