Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Alexon inicia regularização das instalações da Câmara

Alexon inicia regularização das instalações da Câmara

por Celia — publicado 19/02/2019 12h31, última modificação 19/02/2019 12h31

Na manhã desta terça-feira (19), o presidente da Câmara de Cachoeiro, Alexon Cipriano (PROS), reuniu-se com o comandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Herbert de Carvalho, para dar início ao processo de regularização das instalações do Legislativo Municipal.  “Nosso objetivo é garantir a segurança e acessibilidade de servidores, vereadores e visitantes do prédio”, diz Alexon.

Segundo Coronel Herbert, o processo de regularização é longo e complexo, mas necessário. “A atitude do presidente é exemplar. As normas e medidas de prevenção salvam vidas e preservam o patrimônio público”, diz, acrescentando que devido à enorme demanda de serviço, a guarnição, que atende a onze municípios sulinos, somente lhe permite agir sob demanda. “Quem dera todos os gestores públicos tivessem a mesma consciência sobre a importância de cumprir as normas”, afirma.

Conforme ficou acordado na reunião, nos próximos dias, o Corpo de Bombeiros fará uma vistoria técnica na Câmara, e indicará os serviços e obras necessários na área de segurança contra incêndio e pânico, que inclui itens como rotas de fuga, sinalização de emergência, sistema de proteção por extintores etc.

No entanto, o respeito às normas do Corpo de Bombeiros não é suficiente para a liberação de um alvará definitivo, e, devido às condições do prédio, a Câmara terá que licitar projetos e executar obras de arquitetura, eletricidade e sistema hidráulico. O edifício, denominado Comendador Juarez Tavares Matta,  foi construído na década de 40, já abrigou várias repartições públicas e hoje é ocupado integralmente pela Câmara.

Desde então, o prédio passou por reformas importantes, mas ainda há muito a realizar para que possa atender às normas de segurança, obras e edificações da legislação atual. “Assumi este compromisso com a comunidade, e, ainda que não seja possível realizar tudo nos dois anos de minha gestão, não deixaremos de fazer o que estiver ao nosso alcance”, conclui Alexon.