Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / A motivação mantém o espírito empolgado, afirma professora

A motivação mantém o espírito empolgado, afirma professora

por Camila Reis publicado 30/07/2019 11h40, última modificação 30/07/2019 11h40

Motivação foi o tema da manhã de terça, 30, seguindo o ciclo de palestras promovido pela Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal. A convidada desta vez foi Tatiana Mareto, advogada, doutora, escritora membro da Academia Cachoeirense de Letras e professora universitária. Dispensadas as formalidades do currículo, o encontro foi um bate papo agradável, no qual Tatiana compartilhou como mantém a empolgação no dia-a-dia.

"O espírito contagia. A gente ri quando outra pessoa ri e chora quando alguém chora. Quando uma pessoa chega para ser atendida em um ambiente em que estão todos desmotivados, ranzinzas, competindo para ver quem está mais triste, ela também é absorvida por esse 'buraco negro'. Por isso precisamos de motivação, de ações e atitudes para manter nosso espírito empolgado, por nós mesmos e para motivar os outros também", resume. Discordando de outros autores que dizem que tudo na vida é um "mar de rosas" e nós é que não enxergamos, Tatiana reforça que existem tarefas chatas e situações desagradáveis sim, e nós temos o direito de achar que é ruim, mas precisamos encontrar uma motivação para passar por tudo isto e tornar a vida agradável. 

Traçar metas curtas como caminho para chegar a um objetivo maior foi uma dica ensinada para manter a empolgação. Cada tarefa cumprida motiva a continuar e passar para a seguinte. "O meu aluno de direito, por exemplo, que quer ser juiz, precisa primeiro concluir a graduação. É uma meta menor, mas necessária para chegar aonde se quer." Desafio é a palavra chave. 

Palestra Tatiana MaretoPalestra Tatiana Mareto